O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), proporciona, como uma das ferramentas para a expansão da silvicultura de eucalipto e biocombustível, no Extremo Sul da Bahia, o planejamento de Avaliação Ambiental Estratégica (AAE). Para isso será criada uma comissão regional de acompanhamento da AAE, com representantes de diferentes setores e segmentos que irá atuar no território.
A primeira reunião para a criação da comissão será realizada nesta terça-feira (26), das 8 às 17h, no município de Nova Viçosa, no Centro de Treinamento de Professores. De acordo com o superintendente de Políticas para Sustentabilidade da Secretaria do Meio Ambiente, Eduardo Mattedi, a realização da AAE tem como finalidade analisar as possíveis implicações socioambientais causadas pela expansão. ??O Estado se planeja para receber esses investimentos, visando evitar, reduzir ou compensar qualquer implicação adversa e potencializar as oportunidades positivas?, explica Mattedi.
O desenvolvimento do estudo de AAE envolve cinco fases composta pelo marco referencial, quadro de referência estratégico, diagnóstico estratégico, avaliação ambiental dos cenários e fase final da AAE. Esses estudos, presentes no plano de atividade, têm por objetivo mostrar de maneira detalhada como será desenvolvida a AAE.
Segundo Mattedi, as empresas não necessitam da AAE para se instalar na região. ??AAE cumpre um papel totalmente diferente da Licença Ambiental, pois a avaliação é um planejamento, cuja intenção é analisar estrategicamente a sinergia entre os investimentos e os impactos cumulativos?, explica o superintendente.
Na reunião entre os assuntos a serem abordados estão o papel da comissão, alinhamento sobre o instrumento AAE, sistemática de funcionamento da comissão, entre outros.
O evento conta com a participação de entidades ambientais, organizações não governamentais e trabalhadores da região que poderão opinar sobre o cenário, a fim de conhecer as variáveis e diagnosticar possíveis diretrizes para a sustentabilidade.
.
Comentários Facebook