O prefeito eleito ACM Neto anunciou na tarde desta quarta-feira (26) os nomes dos dois últimos secretários que irão compor a gestão municipal. Na sexta-feira (14), seis foram indicados para cargos de chefia no executivo.
Para a Casa Civil irá ocupar Albérico Mascarenhas, economista com pós-graduação em Finanças Públicas e Administração Financeira. Foi secretário estadual da Fazenda (1998/2005) e coordenador do Confaz (2002/2005), período em que foi implantado o cadastro unificado e desenvolvido o projeto da Nota Fiscal Eletrônica.
Já para ocupar a Secretaria de Gestão e Planejamento, ACM Neto convidou Alexandre Palperio, administrador de empresas e mestre em Administração pela UFBa. Ele foi chefe de gabinete da Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação e diretor-geral da Fapesb (Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia).
Na lista abaixo, confira o perfil de cada um dos indicados, com base em informações repassadas pela assessoria de imprensa de ACM Neto:
Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura: Guilherme Bellintani, de 35 anos, é graduado em Direito pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal) e doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador (Unifacs). Ele é sócio, diretor-geral e professor da Faculdade Baiana de Direito e um dos fundadores do JusPODIVM, editora de livros jurídicos com atuação no norte e no nordeste.
Secretaria da Cidade Sustentável: Ivanilson Gomes, de 47 anos, é graduado em Ciência Política pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), membro titular da Fundação Verde Herbert Daniel e presidente do Diretório Estadual do Partido Verde na Bahia. Ele também foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFBA.
Secretaria da Reparação: Ivete Sacramento, de 60 anos, é ex-reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e mestre em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal. Ela é graduada em Letras Vernáculas com licenciatura em português pela UFBA. ?? professora titular da Uneb.
Secretaria da Educação: João Carlos Bacelar, que se mantém na pasta, tem 55 anos, é formado em Administração de Empresas pela UFBA e tem mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele foi presidente do Instituto de Previdência de Salvador (IPS), vereador e deputado estadual.
Secretaria da Saúde: José Antonio Rodrigues Alves, de 49 anos, é formado em Administração de Empresas pela UFBA e pós-graduado em Administração Financeira e Auditoria Contábil de Governo pela FGV. Já foi secretário de Saúde do Estado da Bahia e, atualmente, é provedor da Santa Casa da Misericórdia da Bahia e do Hospital Santa Izabel.
Secretaria de Urbanismo e Transporte: José Carlos Aleluia, de 65 anos, é graduado em Engenharia Elétrica pela UFBA e pós-graduado pela Escola Federal de Engenharia em Itajubá, Minas Gerais. Foi presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e deputado federal entre 1991 e 2010. ?? professor da Escola Politécnica da UFBA e vice-presidente nacional do Partido Democratas (DEM).
Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza: Maurício Trindade, de 50 anos, é graduado em Odontologia pela UFBA e Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde. Foi vereador, deputado estadual e federal.
Secretaria da Fazenda: Mauro Costa tem 50 anos, é administrador de empresas, com pós-graduação em Administração Pública pela FGV. ?? auditor fiscal da Receita Federal, já ocupou cargos de secretário da Fazenda do Estado de São Paulo e secretário de Finanças da Prefeitura de São Paulo. Foi presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Ministério da Saúde, e superintendente da Zona Franca de Manaus.
Secretaria da Infraestrutura e da Casa Civil: Paulo Fontana tem 59 anos, é formado em Engenharia Civil pela UFBA, mestre em Administração Pública pela Krannet School, em Indiana, nos Estados Unidos, e mestre em Planejamento e Transporte na Purdue University, também nos Estados Unidos.
Secretaria da Ordem Pública: Rossema Burlacchini Maluf tem 46 anos, é graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Salvador (Unifacs), empresária e vice-presidente da Associação Comercial da Bahia. ?? diretora do Sindicado dos Lojistas do Comércio da Bahia. Também integra o Fórum Empresarial da Bahia.
Agência Geral da Comunicação: Roberto Messias, de 60 anos, é jornalista, formado pela UFBA, com atuação no jornal A Tarde, Tribuna da Bahia e Jornal da Bahia. Também foi diretor de jornalismo da Brazilian Television Network, rede de televisão situada na Flórida, nos Estados Unidos.
Chefe de Gabinete: João Inácio Ribeiro Roma Neto, 40 anos, é formado em Direito, foi assessor do governo de Pernambuco, entre os anos 1991 e 1994, do Ministério da Administração, de 1995 a 1998, e delegado do Ministério da Cultura para o nordeste, entre os anos de 1999 e 2002.
Assessoria de Assuntos Institucionais:Pedro Godinho, 65 anos, é formado em Direito pela UFBA, atual presidente da Câmara Municipal de Salvador, cujo mandato não foi renovado para 2013. Atuou como secretário municipal dos Esportes e da Articulação e Promoção à Cidadania.
Procuradoria Geral do Município: Luciana Rodrigues Lopes, de 34 anos, formada em Direito Processual. Tem atuação na área cível, advogada da Agerba e Assistente Jurídica do Tribunal de Conta dos Municípios. ?? procuradora desde 2007.
Escritório da Copa: Isaac Edington tem 49 anos, é empresário, administrador de empresas, especialista em Psicologia Organizacional, tendo formação complementar em Estratégias de Negócios e Sustentabilidade pela Stanford Business School, dos Estados Unidos. Também é especialista em Gestão Responsável pela Fundação Dom Pedro. ?? fundador do site EcoDesenvolvimento.org.
Prefeitura-Bairro: Reinaldo Braga Filho, de 33 anos, foi prefeito por dois mandatos em Xique-Xique. ?? formado em Administração de Empresas pela Unifacs e especialista em Gestão de Pessoas pela UFBA.
Reforma Administrativa
A Câmara de Vereadores de Salvador aprovou o projeto de lei que trata da reforma administrativa da gestão municipal, elaborado pelo prefeito eleito ACM Neto (DEM) e encaminhado à Casa pelo atual gestor, João Henrique. O projeto foi debatido, sendo aprovado com os votos da bancada de situação, liderada pelo vereador Téo Senna (PTC), que é maioria. Dos 41 vereadores presentes, os nove opositores ao governo votaram contra. O debate durou mais de cinco horas, encerrado por volta das 20h.
Vereadores da oposição foram contrários ao início da votação, realizada em regime de “urgência urgentíssima”. A bancada tentou suspender a votação, com as alegações de que o projeto deveria ter sido publicado no Diário Oficial, discutido com a sociedade e explicado aos vereadores por um representante do governo de transição, segundo informou a assessoria de imprensa da Câmara Municipal. Aprovada, a nova lei tem que ser sancionada pelo atual prefeito.
“Foi aprovado do jeito que o prefeito [João Henrique] queria, mas com voto contrário da oposição”, disse a líder da bancada opositora, Vânia Galvão (PT). “A oposição fica obstruindo, queríamos sair daqui cedo. Não tem necessidade de discutir, por exemplo, a reforma administrativa, de cada vereador falar 20 minutos, estendendo a sessão”, avaliou Téo Senna.
Após o projeto de lei que prevê a reforma do administrativa, os vereadores começaram a discutir o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que teve artigos embargados pela Justiça. Por conta disso, a votação é alvo de nova polêmica entre situação, que quer aprovar, e oposição, que nega a urgência. Téo Senna afirma o desejo de aprovar a lei ainda esta noite. Não há previsão para o encerramento da sessão ordinária.
Na pauta, ainda estão a Lei de Orçamentária Anual (LOA) e a aprovação das contas do prefeito João Henrique, rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, além de centenas de projetos de lei de autoria dos próprios vereadores
.
.

ACM Neto apresenta últimos secretários
Guilherme Bellintani, pasta de Desenvolvimento,
Ivanilson Gomes, pasta de Cidade Sustentável
Ivete Sacramento, pasta da Reparação
João Carlos Bacelar, pasta da Educação
José Antonio Rodrigues Alves, pasta da Saúde
José Aleluia, Urbanismo e Transporte
Maurício Trindade, da Promoção Social e
Mauro Ricardo Costa, pasta da Fazenda
Paulo Fontana, da pasta da Infraestrutura
Rosemma Maluf, pasta da Ordem Pública
Roberto Messias, Agência Geral de Comunicação
João Inácio Ribeiro Roma Neto
Pedro Godinho, Assuntos Institucionais
Luciana Vieira Lopes, Procuradoria do Município
Issac Edington, do Escritório da Copa
Reinaldo Braga Filho, Prefeituras Bairros
Facebook Comments