Nas primeiras horas da manhã deste sábado (29) uma baleia foi encontrada morta nas areias da Praia do Rio do Peixe, em Cumuruxatiba. As imagens foram registradas pela internauta Rosiane Jesus da Silva.
O animal, medindo cerca de 10 metros de cumprimento, é da espécie jubarte. Entre os meses de julho e novembro, esses animais deixam as águas geladas da Antártida para procriar no clima tropical brasileiro. Seus principais destinos são a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (no litoral catarinense) e o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (no sul da Bahia). Outro ponto onde elas também costumam aparecer é na região do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (em Pernambuco).
Enquanto percorrem esse caminho são vítimas de ataques de tubarão ou são atingidas por embarcações que navegam pelas correntes migratórias. Morta em alto mar, as ondas acabam trazendo o corpo do animal para a praia. Tem sido assim todos os anos. A temporada de visita das baleias à região extremo sul da Bahia também é tempo em que elas são achadas mortas. As causas são estudadas pelo Instituto Baleia Jubarte.
Segundo Fábia Luna (coordenadora do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos – CMA), um dos 14 centros de pesquisa administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), “Os filhotes precisam passar um tempo por aqui se fortalecendo para então terem condições de encarar o frio da Antártida”, explica.
.
Comentários Facebook