Prado é um dos 23 municípios baianos a emitir certidão de nascimento direto do hospital

Publicado:

Representantes pradenses participam, em Salvador, do 2º Encontro Estadual de Mobilização para a Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento. O evento acontece na Assembléia Legislativa da Bahia, nesta terça e quarta-feira, dias 18 e 19, respectivamente.

Até o evento, apenas 23 municípios baianos, dos 417 espalhados por todo o estado, tinham aderido ao Projeto Minha Certidão. O extremo sul estava lá representado por Robson Mattos (Secretário de Administração de Prado), Reginaldo Souza (Associação Beneficente São Pedro de Prado) e Antônio Sérgio de Jesus (Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais).

Segundo Reginaldo Souza, do Hospital Geral e Maternidade de Prado, “a criança já sai do hospital com a certidão de nascimento e a carteirinha do Sistema ??nico de Saúde (SUS)”, afirma.

De acordo com o Secretário Municipal de Administração, Robson Mattos, “o objetivo é garantir o direito à cidadania, jà que legalmente uma pessoa só existe como cidadão se estiver registrada civilmente em cartório”, destaca.

Encontro realizado para discutir o Projeto Minha Certidão
Encontro realizado para discutir o Projeto Minha Certidão

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO MINHA CERTID??O: é resultado de convênio firmado entre o Governo Federal (por meio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República) e o Governo do Estado da Bahia (através da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos).

Equipamentos e mobiliários estão sendo entregues às unidades hospitalares com o objetivo de garantir a interligação com o sistema de registro civil. O kit é composto de um microcomputador completo, armário fechado de duas portas, longarina de três lugares, impressora multifuncional, mesa de trabalho em L, cadeira sem braço e cadeira giratória com braço.

O programa visa interligar maternidades aos cartórios, reduzindo o sub-registro civil na Bahia. A intenção é que o bebê já saia da unidade hospitalar com o seu registro.

Segundo dados do relatório de Estatísticas do Registro Civil, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cada 100 crianças nascidas na Bahia, 14 não eram registradas ao nascer.

.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula e Janja são esperados no velório de Preta Gil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa, a primeira-dama Janja, farão uma visita ao velório da talentosa cantora Preta Gil,...

Moraes bloqueia conta e Pix de Eduardo Bolsonaro, que reage à decisão

Um novo capítulo da intensa batalha política no Brasil foi escrito com o bloqueio das contas do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), uma...

Debate com lideranças políticas ganha destaque na Expert XP 2025

O Expert XP 2025, o maior festival de investimentos do planeta, se aproxima, trazendo à tona discussões políticas fundamentais para o futuro do...