Funcionários públicos de muitos municípios brasileiros se preparam para passar o natal sem dinheiro. Esses números são da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). No estado de Minas Gerais o risco é de 95% de as prefeituras mineiras não terem dinheiro para pagar o 13º salário.
De acordo com a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, na Bahia cerca de 45% das prefeituras estão com salários atrasados. Outras 30% prefeituras afirmam não ter condição de pagar o 13º salário. ??Mais de dez estados já estão parcelando a folha de pagamento mensal. Se os estados, que tem maior parte do bolo tributário, já estão com déficit no pagamento de folha, imagine os municípios??.
PRADO ENFRENTANDO A CRISE – “O município do Prado se prepara para fechar as contas deste ano de 2015 equilibradas, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pela crise econômica em todo o país”, é o que afirmou a Secretária de Finanças de Prado, Nádia Muniz.
Ainda de acordo com a secretária, a Prefeitura de Prado tem mantido rigorosamente os pagamentos dos funcionários públicos, dos fornecedores e dos serviços públicos municipais, programas sociais, programas de incentivo à cultura, ao esporte, ao turismo e à diversos outros segmentos. “Vamos fechar o ano com os pagamentos em dia e sem interromper nenhum serviço, num esforço mútuo de todas as secretarias e numa grande gestão financeira e administrativa da Prefeita Mayra Brito”, argumenta.
Para a Secretária de Finanças “o empenho das equipes de arrecadação de tributos e as campanhas de isenção e redução de juros nas dívidas com o município foi fundamental para ajudar a equilibrar as contas públicas, garimpando cada centavo necessário para manter as contas em dia e todo mês tem sido um desafio conseguir isso”, conclui.
.