Reação de Dilma Rousseff à abertura do processo de impeachment

0

A Presidenta da República, Dilma Rousseff (PT) atacou a decisão de abertura de processo de impeachment de seu mandato. Em rede nacional, Dilma negou que tivesse praticado quaisquer atos ilegais. Veja o vídeo.

O Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) acatou o pedido para investigação dos atos da presidenta. Nos bastidores da política, a notícia é que emissários em nome da presidenta tentaram negociar uma saída que não levasse ao que acabou acontecendo.

Reação de Dilma à abertura do processo de impeachmentDILMA: “Não existe nenhum ato ilícito praticado por mim. Não paira contra mim nenhuma suspeita de desvio de dinheiro público. Não possuo conta no exterior, nem ocultei do conhecimento público a existência de bens pessoais”. Abaixo, a íntegra do comunicado que ela fez nesta noite. Aqui, o link pra matéria em nosso site: http://bit.ly/1TwMBtN

Posted by Congresso Em Foco on Quarta, 2 de dezembro de 2015

ENTENDA O PROCESSO DE IMPEACHMENT
1. Após a autorização do processo de impeachment é instalada uma comissão especial de deputados de todos os partidos para analisar o pedido.

2. Instalada a comissão, a presidente Dilma depois de notificada, terá o prazo de 10 sessões para apresentar defesa.

3. Após, a comissão terá o prazo de 5 sessões para votar o relatório final, com parecer a favor ou contra a abertura do processo.

4. Depois de 48 horas da publicação, o parecer é incluído na ordem do dia da sessão seguinte do plenário.

5. No plenário, o processo de impeachment será aberto se 2/3 (3420 dos 513 deputados votarem a favor.

6. Aberto o processo de impeachment, a presidente é obrigada a se afastar por até 180 dias, e o processo segue para o julgamento no Senado.

7. No senado, a sessão que decidirá sobre o impeachment será presidida pelo presidente do STF. o impeachment só será aprovado se 2/3 954) dos 81 senadores votarem a favor.

8. Se absolvida no Senado, a presidente reassume o mandato imediatamente; se condenada, é autonomamente destituída, e o vice-presidente (Michel Temer) é empossado.

.

Comentários Facebook