Risco de falta de água em Prado apenas se a Embasa não agir

Publicado:

Há anos, as mudanças climáticas dão sinais de que providências precisam ser tomadas para preservar a natureza e moderar o consumo humano.

A Empresa Baiana de Saneamento (EMBASA) emitiu nota para a população pradense moderar o uso da água, quando a quantidade de água já está muito abaixo, sem nenhuma providência preventiva ter sido tomada.

O Coordenador de Operações da Estação de Tratamento de Água de Prado, Moabe Alves, informou que o sistema de distribuição está operando em 50% da capacidade. “Todos os anos a demanda nesse período é de 3 mil metros cúbicos de água. Nas condições atuais não estamos passando dos 1.500 metros cúbicos de água no ponto de captação”, afirma.

Máquinas da Prefeitura de Prado sendo utilizadas para construir barragem de contenção
Máquinas da Prefeitura de Prado sendo utilizadas para construir barragem de contenção

Para contornar o problema, a Prefeitura de Prado liberou duas retroescavadeiras no serviço de construção de um aterro de contenção da água na parte final da captação. No caminho da água, o Primeiro Jornal acompanhou o leito do Rio Campinho para verificar se realmente acabou a água. Além do Rio Jucuruçu, o próprio Campinho tem grande quantidade de água na altura da ponte destruída ponte com as fortes chuvas do ano de 2010. A quantidade de água ali é grande e a realidade muito diferente ao que se vê na captação, com quantidade mínima de água.

Ponto de captação já sem nenhuma água
Ponto de captação já sem nenhuma água

A Embasa tem o desafio de resolver a questão, fazendo chegar água do Rio Campinho – local atualmente utilizado na captação – ou começar a bombear água do Rio Jucuruçu. Mais do que isso, a empresa precisa tirar do papel projetos de reflorestamento das margens dos rios e de seus afluentes. Não tem mágica! ? preciso encarar o problema de frente, senão todos os anos isso vai se repetir, cada vez pior.

Há cada ano piora o problema hídrico e a solução é preservar esse líquido. A população também precisa ajudar, usando de modo racional, contribuindo e cobrando preservação ambiental.

.

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Filhotes de tartarugas são soltas no litoral de Caravelas

133 tartaruguinhas começaram sua jornada pelo mar, depois de nascerem em ninhos da Praia do Grauçá. Os animais foram soltos na Barra de Caravelas, no...

Comitiva de Medeiros Neto visita Caravelas para conhecer trabalho ambiental realizado no município

A visita aconteceu nesta sexta-feira (19). O objetivo foi conhecer o trabalho realizado com a gestão ambiental de resíduos sólidos e a experiência com...

Cobra é resgatada em Itamaraju

O animal, que é da espécie jiboia, medindo, aproximadamente, um metro e meio, apareceu no bairro Beira Rio, próximo ao Rio Jucurucu, em Itamaraju. A...