Leite materno pode salvar milhares de vidas

Escrito por: Diógenes Cunha

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Mais uma vez, pesquisas apontam os benefícios do aleitamento materno até os seis primeiros meses de vida do bebê.

A pesquisa sobre amamentação foi coordenada por um cientista gaúcho, o epidemiologista Cesar Victora, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e um dos cientistas brasileiros de maior projeção. ?? convite da Organização Mundial de Saúde (OMS) para comandar o grupo internacional que cruzou dados de 28 pesquisas já realizadas sobre o tema.

Os dados mostram que aleitamento materno diminui risco de câncer de mama e de ovário nas mães e, nas crianças, reduz risco de desenvolver obesidade e diabetes na fase adulta, além de aumentar a imunidade do organismo à dezenas de doenças.

aleitamento_materno2O estudo revela que a amamentação poderia evitar a morte de 800 mil crianças por ano, em todo o mundo, e salvar a vida de 20 mil mulheres.

Ainda tem a redução de custo com a saúde. No Brasil, o aumento das taxas de amamentação de crianças de até seis meses de idade reduziria os custos com tratamento de doenças como pneumonia, diarreia e asma.

Conforme o trabalho, a falta de amamentação causa um prejuízo anual de US$ 302 bilhões, por limitar o desenvolvimento intelectual ??? são US$ 8,7 bilhões perdidos apenas no Brasil.

.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Farmácia Popular poderá oferecer exames e testes rápidos

Resumo: Novo regulamento do Farmácia Popular prevê modernização tecnológica, ampliação do acesso e monitoramento mais eficiente. Um grupo de trabalho debaterá exames, teleatendimento...

Doação de sangue: tempo de espera para tatuagem ou piercing é reduzido

Resumo Brasil passa a ter novas regras para doação de sangue a partir de...