O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) acatou recurso de Manoel da Costa Almeida, o ‘Manoelzinho da Madeira’, contra ato do atual Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Viçosa, Antônio Santana de Oliveira, para assumir o comando do município de Nova Viçosa, após a cassação da chapa de Márvio Lavor Mendes (PMDB) e Célio Oliveira Ferreira, o ??Célio da Farmácia? (PP), prefeito e vice-prefeito, respectivamente, afastados por irregularidades cometidas à época da eleição de 2012.
A decisão, de caráter liminar, foi divulgada nesta segunda-feira (04). O reviravolta fez ‘Manoelzinho da Madeira’ retornar ao cargo de prefeito, segundo colocado nas eleições municipais daquele ano. A posse ao cargo aconteceu no último dia 24 de junho, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar os mandatos do prefeito e do vice-prefeito do município, Márvio e Célio, por 7 votos a 0.
No dia 1º de julho, a decisão do juiz corregedor Fábio Alexsandro Costa Bastos, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), se baseou na Lei Orgânica de Nova Viçosa para determinar a imediata posse do presidente da Câmara, interpretando a vacância do cargo nos dois últimos anos de mandato. Antônio Santana de Oliveira, o ‘Toninho do Sacolão’ ficou no cargo por apenas 72 horas.
.