Operação da Polícia Federal para investigar fraude na Previdência

Publicado:

Operação da Polícia Federal (PF) investiga grupo criminoso que atua para fraudar benefícios previdenciários na região extremo sul da Bahia.

Os policiais federais amanheceram nesta quinta-feira (15) em Caravelas, Itamaraju e Teixeira de Freitas. Nestas cidades foram cumpridos três mandados de condução coercitiva e vinte e quatro mandados de busca e apreensão.

O operação, denominada ???Castela???, contou com efetivo da Polícia Federal, da Previdência Social e do Ministério Público Federal, com apoio da CIPE-Mata Atlântica.

Segundo a PF, a organização criminosa atuava há mais de cinco anos, com os integrantes participando da falsificação de documentos e criação de pessoas fictícias (laranjas), através das quais eram obtidas aposentadorias fraudulentas. O grupo era integrado por dois advogados e um ex-servidor do INSS (demitido no final de 2015), além de diversas outras pessoas arregimentadas na região.

O prejuízo aos cofres públicos pode chegar aos R$ 5 milhões de reais. Os acusados podem respondem pelos crimes de estelionato qualificado, falsificação de documento público, falsidade ideológica e organização criminosa, cujas penas máximas, somadas, ultrapassam os 20 anos de reclusão.

.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Filho de Arlindo Cruz cobra transparência na partilha de bens

Kauan Felipe Vieira, filho de Arlindo Cruz (1958-2025), falou sobre um assunto sensível em uma entrevista ao Domingo Espetacular. Quase um mês após...

Homem é baleado na Boca do Rio, em Salvador, e caso é investigado como tentativa de homicídio

Um homem ficou ferido após ser baleado no último sábado no bairro da Boca do Rio, em Salvador. Segundo informações da Polícia Militar,...

Gilmar Mendes: “Não há ditadura da toga, tampouco ministros tiranos”

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifestou neste domingo, 7 de setembro, em resposta ao...