Mutirão de equipes de saúde de Alcobaça no combate à doenças em localidades rurais

Publicado:

Saúde em todos os cantos do município. A guerra contra os focos transmissores de doença está na mira dos agentes de endemias de Alcobaça. Nesta quarta-feira (22), uma equipe esteve pré-assentamento José Martí, no Morro do Jegue e Zezinho, em São José de Alcobaça. Muitos focos foram localizados e exterminados nesta duas localidades.

O mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti (no pré-assentamento José Martí, no Morro do Jegue e no bairro Zezinho do São José de Alcobaça) foi proposta devido ao alto número de casos suspeitos de dengue e chikugunya, diagnosticados desde o ano passado nestas áreas.

mutirão das equipes de saúde de alcobaça no pré assentamento josé marti e em são josé de alcobaça 3Essa atividade de fortalecimento das ações da rede municipal de saúde em área rural contou com a participação dos agentes de combate às endemias do município de Alcobaça, dos agentes populares de vigilância da saúde do projeto Saúde Popular e Agroecologia (da Fundação Oswaldo Cruz -FIOCRUZ) e da coordenadora de vigilância sanitária de Alcobaça, Emily Maviana (enfermeira sanitarista e também supervisora de campo neste projeto).

De acordo com Robson Mattos (Secretário de Saúde de Alcobaça), o trabalho preventivo garante mais saúde à população. “Essas ações, além de garantir maior qualidade de vida de nossa população, ainda contribuem para melhor planejamento das ações”, destacou.

mutirão das equipes de saúde de alcobaça no pré assentamento josé marti e em são josé de alcobaça 5SAIBA MAIS: O combate ao mosquito exige a sensibilidade e a mobilização dos moradores para evitar o acúmulo de água parada e o destino correto ao lixo. O trabalho das equipes de saúde vai por ralo abaixo se a população não fizer sua parte. Não adianta os agentes visitarem as casas, aplicar o larvicída e a população continuar acumulando água parada e jogando lixo no local incorreto. O mosquito vai proliferar e o resultado pode levar muita gente à morte. A população precisa contribuir para exterminar o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...