Saúde em todos os cantos do município. A guerra contra os focos transmissores de doença está na mira dos agentes de endemias de Alcobaça. Nesta quarta-feira (22), uma equipe esteve pré-assentamento José Martí, no Morro do Jegue e Zezinho, em São José de Alcobaça. Muitos focos foram localizados e exterminados nesta duas localidades.
O mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti (no pré-assentamento José Martí, no Morro do Jegue e no bairro Zezinho do São José de Alcobaça) foi proposta devido ao alto número de casos suspeitos de dengue e chikugunya, diagnosticados desde o ano passado nestas áreas.
Essa atividade de fortalecimento das ações da rede municipal de saúde em área rural contou com a participação dos agentes de combate às endemias do município de Alcobaça, dos agentes populares de vigilância da saúde do projeto Saúde Popular e Agroecologia (da Fundação Oswaldo Cruz -FIOCRUZ) e da coordenadora de vigilância sanitária de Alcobaça, Emily Maviana (enfermeira sanitarista e também supervisora de campo neste projeto).
De acordo com Robson Mattos (Secretário de Saúde de Alcobaça), o trabalho preventivo garante mais saúde à população. “Essas ações, além de garantir maior qualidade de vida de nossa população, ainda contribuem para melhor planejamento das ações”, destacou.
SAIBA MAIS: O combate ao mosquito exige a sensibilidade e a mobilização dos moradores para evitar o acúmulo de água parada e o destino correto ao lixo. O trabalho das equipes de saúde vai por ralo abaixo se a população não fizer sua parte. Não adianta os agentes visitarem as casas, aplicar o larvicída e a população continuar acumulando água parada e jogando lixo no local incorreto. O mosquito vai proliferar e o resultado pode levar muita gente à morte. A população precisa contribuir para exterminar o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
.
Comentários Facebook