Durante a visita à cidade de Alcobaça, nesta sexta-feira (10), o governador Rui Costa assinou novos convênios do projeto Bahia Produtiva para o desenvolvimento da bovinocultura, caprinocultura e apicultura do extremo sul. Foram beneficiadas seis associações de pequenos produtores, beneficiando 148 famílias do interior da Bahia.
“Venho para Alcobaça fazer o que tenho feito em todo o interior do estado, que é apoiar a agricultura familiar, já que, somente na Bahia, são mais de 700 mil famílias vivendo do que produzem. O nosso desejo é que com essas máquinas, apoio técnico, os agricultores ganhem mais, gerem mais emprego e tenham uma vida melhor?, ressaltou o governador.
Para a presidente da Associação Sombra da Tarde, de Alcobaça, Alaíde Sincorá, a caprinocultura da região está reforçada com os novos investimentos. “Esse incentivo melhora muito, principalmente, as condições de trabalho, porque antes éramos uma associação que não tinha nada, e hoje já conseguimos ter uma produção que nos traz um retorno financeiro bom. E agora fica ainda melhor. Estamos muito felizes porque temos orgulho de fazer parte desse projeto tão bonito que leva desenvolvimento pro interior “, comemorou Alaíde.
Essas associações estão entre os cerca de 400 projetos contemplados pelo Bahia Produtiva, por meio de cinco editais que beneficiaram mais de 13 mil agricultores familiares de todos os territórios de identidade, com investimento de R$127,6 milhões. E os investimentos não param por aí. Este ano estão previstos três novos editais para as cadeias produtivas da mandiocultura, oleaginosas e fruticultura, com investimentos da ordem de R$ 39 milhões.
Executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o Bahia Produtiva utiliza recursos de empréstimo junto ao Banco Interamericano Reconstrução de Desenvolvimento (Banco Mundial), financiando obras, equipamentos, assistência técnica, treinamento, estudos, entre outras iniciativas. A ideia é promover negócios da agricultura familiar de forma a desenvolver uma vida no campo sustentável e rentável para as famílias.
[justified_image_grid flickr_user=80275062@N06 flickr_photoset=72157680128256626]
.
Comentários Facebook