Mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a Usina Santa Maria – antiga Medasa Destilaria de Álcool, localizada na BA 290, Km 43, no município de Medeiros Neto, Extremo Sul da Bahia. A usina foi constituída em 2002 e possui como acionista majoritário a Quanti Participações Ltda, que detêm 98% de seu capital.
A ocupação aconteceu na madrugada desta segunda-feira (06). Segundo os coordenadores do movimento na região, cerca de mil mulheres integram a ação que faz parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Sem Terra, intensificadas neste mês de março como parte das mobilizações e ocupações contra o capital e o agronegócio.
Neste ano, as medidas impopulares do Governo de Michel Temer (PMDB) são consideradas pelo movimento violação dos direitos humanos e destruição da natureza, sobretudo, pela prática da monocultura de produção de eucalipto e da cana de açúcar na região.
A MEDASA – Empresa do Grupo São Luiz, foi fundada em 1984 e operou por cerca de 20 anos no extremo sul da Bahia, com a exploração da cultura da cana de açúcar. Informações dão conta de que a usina possui dívidas milionárias junto ao BNDES e diversos processos trabalhistas de violação aos direitos humanos e a destruição do meio ambiente.
Os acionistas da Medasa arrendaram o parque agro-industrial para outros empresários, que constituíram a Usina Santa Maria, considerada uma empresa dedicada à exploração da cana e à produção de etanol.
.
Comentários Facebook