Cerca de 500 pacientes da rede de saúde pública do município de Alcobaça foram atendidos nesta terça-feira (09), durante a realização do mutirão do glaucoma, doença que pode levar a pessoa à completa cegueira.
Segundo a sanitarista e coordenadora da Atenção Básica de Alcobaça, Ravenna Dantas, “o público alvo do mutirão foram os pacientes com histórico familiar de diabetes e hipertensão, com idade acima dos 40 anos”, explicou.
O Secretário Municipal de Saúde, Robson Mattos, explica que o glaucoma não tem cura, daí a necessidade do diagnóstico precoce para evitar a perda da visão. “Na maioria dos casos, o tratamento à base de colírios pode ser o suficiente para manter a enfermidade sobre controle. Quando é identificado um caso suspeito, o paciente é encaminhado para uma avaliação médica mais detalhada. Esses pacientes já saem da triagem com uma consulta agendada e, se necessário, também agendada a cirurgia”, esclarece.
De acordo com o Prefeito Léo Brito, toda a rede de saúde foi mobilizada para garantir atendimento aos pacientes de todo o município. “Além dos pacientes da sede, veículos foram utilizados para transportar aqueles que residem nas regiões rurais e nos distritos”, afirmou.
.
Comentários Facebook