130 km. Esse foi o trajeto percorrido pelo SGT Jamildo Vilas Boas (do 18º GBM) e a equipe de voluntários da Escola de Prevenção/Defesa civil até o distrito de Cumuruxatiba, local conhecido por sua beleza natural, história e por abrigar uma reserva indígena e grande área de preservação, remanescente da Mata Atlântica, locais paradisíacos no município de Prado.
O destino era a Comunidade dos Guedes, assim conhecida por ser um povoado formado a partir das gerações sucessivas da família Guedes, onde vivem cerca 30 famílias e funciona uma escolinha de educação infantil.
? convite da Escola Náutica Vela Cumuru, dirigida por Aldo Cocrane, foi feito o desafio do estágio em primeiros socorros para capacitar os alunos do curso de guia em ecoturismo. O Vela Cumuru é um projeto social de navegação com vela e formação de guias de ecoturismo visando à valorização da infância e da juventude local, no qual estão inscritas cerca de 20 alunos.
Ao todo foram mais de 60 participantes do curso de prevenção e primeiros socorros, realizado por meio de oficina prática aplicada e abordagem dos temas mais recorrentes na comunidade como: fraturas, hemorragias, engasgos, desmaios, convulsões, queimaduras e parada cardio respiratória.
A iniciativa contou com a participação de adultos, jovens, adolescentes e crianças do local que demonstraram muita animação e muita vontade de aprender. A ação teve o apoio logístico da Secretaria de Turismo do Município de Prado, através de Marilia Vanessa Alcântara. O agradecimento e os abraços calorosos e palavras de elogio representam o entusiamos e a gratidão.
??? muito importante, esse aprendizado para a nossa comunidade, obrigado por se lembrarem de nós, tenho certeza que essa ação vai ajudar muito daqui para frente na forma das pessoas lidarem com a prevenção e com o socorro esses homens e mulheres são heróis de verdade, espero que voltem sempre?, declarou Admilson Guedes, líder da comunidade.
Os voluntários envolvidos na ação foram Marcio Ruas, Raquel Ruas, Geysa Amorim, Nayara Cristina, Rejane Balbino, Antônio Silva, Taís Ruas e Thaís Vilas Boas, pessoas que doaram um tempo de folga para cumprir a missão de tornar, cada vez, as comunidades mais fortes, a estes a gratidão do comando do 18º GBM.
.
Comentários Facebook