Dragagem da Fíbria em Caravelas pode estar causando desequilíbrio ambiental

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Essa foi a denúncia feita diretamente pela Secretária de Turismo e Cultura de Nova Viçosa, Lucenilde Araújo (conhecida como ‘Dona Lú’), ao Secretário de Meio Ambiente da Bahia, José Geraldo dos Reis Santos, durante o Painel de discussão �??Gestão Costeira das Praias�?�, realizado no último sábado (09), na Câmara Municipal de Vereadores do Prado, como parte da programação do 2º Festival das Baleias do Prado.

ucenilde Araújo conhecida como Dona Lú Secretária de Turismo e Cultura de Nova Viçosa
Lucenilde Araújo (conhecida como ‘Dona Lú’, Secretária de Turismo e Cultura de Nova Viçosa)

‘Dona Lu’ falou sobre processo judicial movido na Promotoria Federal de Teixeira de Freitas para apurar se o surgimento da lama em Nova Viçosa e na região de Abrolhos teria relação com a dragagem do Canal do Tomba. “Precisamos saber as causas e as soluções desse problema, daí, a necessidade de um estudo ambiental oceanográfico. Nós temos uma suspeita forte, más não temos como provar. Nos chama atenção as coincidências do período crítico do aparecimento dessa sedimentação com o período de dragagem do canal do Tomba, serviço realizado pela Fíbria Celulose, principal hipótese do problema”, afirmou.

area degradada no entorno do canal do tomba em caravelas
Área degradada no entorno do Canal do Tomba, em Caravelas

O aparecimento de uma sedimentação pastosa de origem ainda não identificada, está levando para as praias de Nova Viçosa uma lama. Os turistas têm optado por outros destinos, aumentando o problema no setor do turismo. “Apesar de não ser tóxica e não causar prejuízos a saúde, é o que se pensa à princípio, os banhistas acabam afugentados. Como consequência a arrecadação do município tem reduzido drasticamente, porque a cidade tem o setor turístico como principal fonte da economia”, explicou.

A suspeita da dragagem no Canal do Tomba causando danos ambientais é antiga e pode estar levando para o mar a lama que se espalha no extremo sul da Bahia, inclusive nos arredores do arquipélago de Abrolhos.

porto maritimo de caravelas
Barcaças carregadas de madeira navegando na região atingida pela lama, no extremo sul da Bahia

A Fíbria draga o canal do Tomba há 14 anos, com autorização do Ibama para extrair 250 mil metros cúbicos de sedimentos, tendo a licença renovada para extrair mais 480 mil m³.

O problema pode afetar as praias de Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa, Alcobaça, Prado e litoral sul de Porto Seguro. A Fibria justifica que descarta os sedimentos nos locais autorizados pelo Ibama. O Ministério Público Federal em Teixeira de Freitas teria um pedido feito pelo trade turístico regional para sanar o problema ambiental que vem prejudicando a economia local.

barcaca na regiao de abrolhos no sul da Bahia
Barcaça navegando na região do Arquipélago de Abrolhos, no extremo sul da Bahia

PESCA – Os pescadores das cidades próximas ao terminal da Fibria também reclamam de que os peixes e mariscos estariam sumindo desde que o terminal surgiu, a exemplo do que acontece na cidade de Belmonte, no outro extremo da região, onde a Veracel Celulose opera um terminal marítimo, fazendo também intensa dragagem no local.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prado: Campeonato Municipal de Futebol 2024 começa com tudo

Futebol amador volta a movimentar a cidade com 16 times participantes O Campeonato Municipal de Futebol de Prado começou no domingo, dia 21, com dois jogos no Estádio Municipal Nailton Batista de Oliva. A competição, que reúne 16 equipes, é organizada pela Liga de Futebol de Prado e pela Diretoria de Esporte do município. O

Chuva de gols marca a segunda rodada da 6ª Copa do Café do Guarani 2024

Muitos gols da 6ª Copa Café do Guarani, na 2ª rodada realizada no último domingo (21/04). Grandes espetáculos disputados no campo, com intensos confrontos e uma atmosfera vibrante, com a presença marcante de um público entusiasmado. O embate inicial entre Águas Bela e Força Jovem,...

Localizado o corpo do adolescente desaparecido em praia de Nova Viçosa

O corpo de Gustavo Henrique Lopes Ferreira, de 13 anos, foi localizado por um grupo de pescadores no início da manhã desta segunda-feira, 22 de abril, na Praia do Pontal da Barra, em Nova Viçosa, onde havia se afogado, por volta das 15h30, na tarde...