O município de Alcobaça realizou nesta quinta-feira (19) o mutirão do glaucoma. A ação é a segunda realizada em apenas seis meses. A última aconteceu no último mês de maio.
[fbvideo link=”https://www.facebook.com/primeirojornal2/videos/1438156439564763/” width=”800″ height=”400″ onlyvideo=”1″]
Os alcobacenses da zona rural do município foram atendidos período da manhã. Já aqueles que residem na sede, tiveram atendimentos agendados para o período da tarde. A triagem desses pacientes aconteceu nas unidades básicas de nossa rede de saúde.
O mutirão do glaucoma foi realizado no PSF01 (que fica localizado na Praça da Cacimba, no centro da cidade). O serviço foi direcionado aos pacientes da rede pública com idade acima dos 40 anos ou com histórico familiar de diagnóstico da doença.
Para o Secretário de Saúde de Alcobaça, Robson Mattos, essa ação contribui para a melhoria da expectativa e da qualidade de vida da população. “Esse tipo de procedimento é muito caro e o tratamento é ainda mais impactante sobre a economia de muitos desses pacientes, daí, esse tipo de ação aumenta a eficiência e a abrangência da rede de saúde. O mutirão, que realizamos em maio, atendeu 478 pacientes e nesta nova oportunidade nossa expectativa é atender ainda mais gente, porque tem aqueles retornando e outros pela primeira vez”, explicou.
O representante do Instituto Saúde de Olhos de Brasília (ISOB), Edinaldo de Souza, falou dos procedimentos realizados no mutirão do glaucoma. “Estamos realizando fundoscopia (fundo de olho), tonometria e campimetria (campo visual), procedimentos para detectação anomalias e irregularidades na visão. Após os exames, os pacientes diagnosticados com a doença, começam a receber os medicamentos gratuitamente, de forma continuada, até o final de sua vida”, esclareceu.
A vereadora Sandra do Cantagalo se sentiu muito orgulhosa de ver o serviço sendo oferecido à população. “? um prazer imenso ver a realização desse mutirão, pela segunda vez, o que mostra o compromisso do Prefeito de Alcobaça, Léo Brito, e do Secretário de Saúde, Robson Mattos, e toda a equipe de saúde. ? uma satisfação muito grande, pois, o nosso povo realmente precisa desse tipo de ação”, destacou.
A moradora da comunidade do Rancho Queimado, Sônia Maria da Costa Santos, aproveitou o serviço oferecido gratuitamente na rede pública de saúde para conferir sua visão. “Isso é muito bom, principalmente pra gente, que não tem dinheiro suficiente para fazer esse tipo de atendimento médico, daí eu vim me prevenir, mas, graças à Deus, não deu nada”, afirmou.
Seu João Costa, morador de Igrejinha, retornou para fazer um novo exame na visão. “Estamos aqui pela segunda vez para e voltou a não apresentar problema. Esse procedimento é muito para todos nós, até da zona rural, e esse é um trabalho muito bom pra gente”, opinou.
[justified_image_grid flickr_user=80275062@N06 flickr_photoset=72157688113867314].
Comentários Facebook