Pelo terceiro ano consecutivo, o Parque Nacional do Descobrimento (PARNA) abriu as portas para os visitantes no dia da Proclamação da República.
Amantes da natureza, ciclistas e trilheiros aproveitaram a oportunidade para o contato com parte das áreas protegidas da Mata Atlântica.
Um dos marcos desse evento é o hasteamento da bandeira, desde 2015, ao som do Hino Nacional Brasileiro, acompanhado pela pianista Bibi Gomes.
O novo chefe do parque, Anselmo Silva, abraçou a ideia da visitação, dando continuidade ao projeto iniciado por seu antecessor, Geraldo Pereira. “A visitação do público ao parque será mais um diferencial ao destino turístico pradense, fortalecendo o turismo em toda a região da Costa das Baleias”, afirmou.
O PARNA fica às margens da Rodovia BA-489 ocupa uma área de 21.213 hectares (num raio de 226,9 km²). Foi criado em 20 de abril de 1999, próximo das comemorações dos 500 anos do Brasil, como tentativa de preservar remanescentes da Mata Atlântica do sul da Bahia. ?? administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Sem a infra-estrutura para ser aberto aos visitantes, esses passeios promovem visibilidade ao parque e amplia a consciência de preservação da natureza.
O passeio foi promovido pelo ICMBio, com suporte da Secretaria Municipal de Turismo do Prado, Polícia Militar e a Aprhope (associação de empresários de hoteleiros, pousadas, restaurantes e barracas de praia pradenses).
.