TAGS

30 anos do Assentamento Riacho das Ostras

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Trinta anos atrás, dezenas de famílias ocupavam uma área degradada pela atividade madeireira. Muitos anos depois, o local inóspito, abriga dezenas de famílias.

Quem vive lá sabe bem a diferença entre criar a família sob as necessidades de quem vive nas regiões mais carentes das cidades ou produzir e sustentar seus familiares com a abundância dos produtos cultivados na terra.

O Assentamento Riacho das Ostras é fruto de uma ocupação iniciada no dia 05 de dezembro de 1987. Naquela época, 87 famílias hastearam a bandeira do MST numa área totalmente abandonada. A localidade era ocupada por madeireiros para a derrubada de árvores destinadas à produção de carvão e venda de madeira.

O sonho da terra foi ganhando força. No início, cerca de 100 famílias tomou conta de um pedaço de terra e começou a produzir alimentos.

riacho das ostrasEm 2017, 30 anos depois, 36 famílias moram no assentamento que leva o nome de Riacho das Ostras, erguido sob a bandeira do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Apesar do número pequeno de famílias, o assentamento é referência na produção de alimentos saudáveis através da comercialização nas feiras populares da região.

Contribuições: Ao comemorar mais um ano de resistência e luta pela terra, algumas parcerias também foram reafirmadas a partir da contribuição de alguns setores da igreja católica, dos sindicatos e quadros políticos do município.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prefeitura de Prado avança com as obras da nova Creche de São Francisco

A Prefeitura Municipal de Prado segue avançando com as obras da nova creche na comunidade de São Francisco. A nova creche que chega a 75% de execução contará com pátio coberto, 4 (quatro) salas de aula, solarium em todas as salas, banheiros infantis, fraldário, sala multiuso, refeitório, cozinha, lavanderia, vestiário feminino e masculino para funcionários

Equipe de Alcobaça vence a Super Copa dos Campeões de Beach Soccer da Costa das Baleias 2024

Quatro equipes disputaram entre si: Baba da Orla (Alcobaça), Mangabeira (Prado), Real Porto (Mucuri) e Babilônia (Nova Viçosa). Os confrontos na fase de classificação aconteceram no sábado, dia 27 de abril, com jogos disputados na Arena de Beach soccer Roniery Barbosa, localizada na Orla do...

Quatro jogos eletrizantes marcaram a terceira rodada da 6ª Copa do Café de Guarani

A terceira rodada da 6ª Copa Café de Futebol do Guarani 2024 aconteceu neste domingo, dia 28 de abril, na Arena Arcanjão. No primeiro jogo disputado neste domingo, dia 28 de abril, na Arena Arcanjão, em partida válida pela Copa Café de Futebol do Guarani...