Prefeitura de Itamaraju assina acordo de cooperação com associação de catadores de lixo

Publicado:

Um termo de cooperação envolvendo administração pública, Associação de Catadores e empresa Diretriz Ambiental, foi celebrado na última sexta-feira (05), no gabinete do prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica.

O convênio busca melhorar a atual condição dos catadores e promover uma melhor destinação dos resíduos gerados por cada cidadão itamarajuense através da reciclagem, minimizando também os impactos promovidos pelo atual lixão.

termo de cooperação 13
Eva Cardoso de Oliveira, Presidente da ACRESI (Associação de catadores/tratadores de resíduos sólidos de Itamaraju)

O acordo firmado prevê início das instalações da empresa nas dependências do atual lixão, localizado no bairro Corujão, no acesso da BA-284, tendo prazos estabelecidos para andamento das obras.

Por meio do acordo, a empresa se compromete em processar e comercializar os materiais separados e, em contrapartida, serão realizadas medidas sócio-educativas à comunidade de catadores e população do município.

termo de cooperação 6
Prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica, discutindo os termos do acordo

Um projeto piloto de coleta seletiva acontecerá no bairro Jaqueira, que realizará a coleta direta do óleo doméstico, para produção e comercialização do sabão vegetal.

A assinatura do contrato foi realizada pela senhora Eva Cardoso de Oliveira, Presidente da ACRESI (Associação de catadores/tratadores de resíduos sólidos de Itamaraju), pelo diretor da empresa Diretriz Ambiental, Emilson Pires da Cruz, pelo prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica, e pelo Secretário de Meio Ambiente, Ivan Favarato Filho.

termo de cooperação 20
Secretário de Agricultura, Ivan Favaratto Filho, durante assinatura do termo de cooperação

A reunião ainda contou com a presença dos Secretários de Finanças e Administração, Luiz Fábio e Edson Oss, do vice-prefeito Téa Pires e da assessora jurídica Luiza Moitinho.

???Esperamos que esse convênio garanta uma melhor qualidade de trabalho e oportunidade aos catadores e também uma melhor conscientização da população sobre destinação do lixo???, relatou o prefeito Marcelo Angênica.

.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Adolescente é flagrado com drogas em Itamaraju

Na manhã desta sexta-feira, 29, policiais militares da 43ª CIPM realizaram a apreensão de um adolescente em Itamaraju. O jovem foi encontrado com entorpecentes...

Prado e Itamaraju saem na frente na estreia do Intermunicipal 2025

O Campeonato Intermunicipal 2025 começou oficialmente no último domingo, 10 de agosto, Dia dos Pais, movimentando estádios por toda a Bahia. No Estádio Municipal...

Itamaraju tem o pior desempenho em saúde pública no Extremo Sul da Bahia, aponta Ministério da Saúde

Itamaraju registrou o pior desempenho em saúde pública entre os municípios do Extremo Sul da Bahia, segundo dados do Programa Previne Brasil, do Ministério...