Atendendo solicitação da prefeitura de Itamaraju, engenheiros da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) estiveram no município para realizar um levantamento técnico na área com ocorrência de voçorocas no bairro Santo Antônio do Monte. Trata-se de um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva.
De acordo com a Defesa Civil municipal, que acompanhou o levantamento feito pelos engenheiros Álvaro Duarte e Carlos Henrique, a erosão na área existe hà cerca de 20 anos, após um deslizamento natural de terra em função da estrutura geológica do local e a drenagem das águas da chuva no entorno da área.
A erosão é observada na área próxima ao setor de captação de água da Embasa e, segundo os engenheiros, vem contribuindo para o assoreamento do Rio do Ouro. Como consequência, em um futuro próximo o abastecimento de água pode ser afetado.
Uma parceria entre a empresa e a prefeitura de Itamaraju possibilitou que fosse feito o levantamento topográfico da área, dando início à segunda etapa dos trabalhos. Será feito ainda um estudo geológico da área, a fim de que seja elaborado um projeto de intervenção e prevenção de erosões, utilizando técnicas adequadas de acordo com o solo.
Após a visita ao local, os engenheiros se reuniram com representantes do governo municipal, a quem apresentaram um relatório sobre o fenômeno. Segundo eles, a erosão está alcançando dimensões no entorno da área, em virtude a intensidade das chuvas ocorridas nos últimos dias na região.
A reunião contou com a participação dos secretários Edson Oss (Administração), Antônio Charbel (Obras), Ivan Favarato Filho (Agricultura, Turismo e Meio Ambiente), além do coordenador da Defesa Civil, Vinícius Almeida, e o vice-prefeito Jario Pires.
Diante do risco de desabamento de terra nas imediações, a prefeitura já havia isolado a área e colocado placas de alerta, a fim de se evitar o acesso de pessoas ao local. A medida tem como objetivo prevenir danos e garantir a integridade física dessas pessoas.
Por Domingos Oliveira
.
Comentários Facebook