Os Professores, Coordenadores, Gestores e Formadores do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa), fizeram nos dias 12 e 13 de abril uma formação ampla sobre a Pré- Escola e o Novo Mais Educação que aconteceu no Colégio Estadual Dr. Clériston Andrade, situado no Centro da Cidade.
No primeiro dia foram abordados conteúdos relacionados aos temas ligados a Alfabetização e no segundo dia, os docentes do Programa Novo Mais Educação puderam imergir na Cidade de Eunápolis, conhecendo sua rica história e compreendendo o patrimônio cultural existente na cidade O objetivo dessa viagem foi apresentar conteúdos ligados a educação patrimonial estabelecendo uma conexão com o programa que necessita deste olhar mais amplo sobre os temas ligados a história, artes, geografia, língua portuguesa e matemática no processo de alfabetização dos alunos das escolas pública.
Os professores vieram de Teixeira de Freitas, Eunápolis, Guaratinga, Maiquinique, Santa Cruz de Cabrália, Itamarajú, Jucuruçu, Potiraguá, Maracani, Ibirapuã, Santa Cruz da Vitória, Firmino Alves, Itanhaém, Itambé, Belmonte, Caravelas, Alcobaça, Nova Viçosa, Itagimirim, Vereda, Itapetinga, Itapebi, Mucuri, Porto Seguro, Iguaí, Itororó, Itabela, Itarantim e outras cidades do Estado.
Este encontro de 2 dias foi mediado com atividades lúdicas, oficinas, diálogos e atividades em grupos. Os formadores puderam também ter envolvimento com as artes, a música, a história e a educação patrimonial com um tour histórico e cultural feito a pé pela cidade, nele os docentes puderam conhecer a Catedral de Nossa Senhora Auxiliadora construída em meados do século XX e o Viola de Bolso, Centro Cultural de militância nas áreas das artes coordenado pelo Prof. Sumário e uma vasta equipe de professores que ofertam artes, literatura, música e encontros transdisciplinares aos alunos das escolas públicas e as crianças de todos os bairros de Eunápolis.
Os professores durante a visitação neste espaço, conheceram os projetos musicais, a biblioteca, a gibiteca, os projetos pedagógicos de valorização à cultura e as artes e todo o contexto cultural presente no ambiente, considerado um dos mais importantes eixos de preservação da cultura popular da região da Costa do Descobrimento.
Para a Professora Ana Carla Nunes, Formadora Regional do PNAIC/Novo Mais Educação, especialista em patrimônio cultural e Mestre em Educação: ??Com estas ações, busca-se sensibilizar os formadores locais para que eles possam desenvolver com os professores dos seus municípios a oportunidade de criar e aprimorar uma relação mais sensível, humanizada e artística no processo de alfabetizar, não só do Programa do Novo Mais Educação, mais para todos os eixos da educação básica. Acredito que esta imersão patrimonial na cidade mostrou a todos que as cidades baianas possuem enorme potencial cultural e este olhar de educação patrimonial, auxilia no processo de ensino-aprendizagem de todos os estudantes.? Finaliza a docente.
Agradecimentos Especiais: As Professoras Andréia Barbosa (Coordenadora Geral do Programa) Prof. Rose Lovo, Ana Lúcia Guimarães (Coordenadoras) Prof. Indionara (Formadora Regional) Prof. Rafaela Guimarães (Formadora Estadual da Pré-escola), todos os Formadores Locais do Programa Novo Mais Educação que participaram destes encontros, Géssica e Tais Alban (Eunápolis), funcionários do Clériston Andrade, membros da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, Prof. Sumário e todos os profissionais do Centro Cultural Viola de Bolso.
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