Rui Costa confirma presença na inauguração do sistema de abastecimento de água de Cumuruxatiba

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O evento de inauguração vai acontecer no sábado (30), em Cumuruxatiba, no município do Prado.

Presença confirmada do Governador da Bahia, Rui Costa; de sua comitiva; de prefeitos, vereadores e lideranças políticas de toda a região extremo sul do estado.

O SISTEMA – O novo sistema de abastecimento de água foi concluído ao custo de R$ 3.622.656,30 para construir um poço de captação de água (sucção 75m3), duas estacões elavatórias de água tratada, casa de coloração, Reservatórios Elevados de Distrituição (RED) – dois de 200M3, dois de 50M3 e um de 75M3 – nos pontos mais altos para atender toda a comunidade, extensão de adutora (3.370m – DN 50 a 150mm), rede de distribuição (23.412m – DN 50 a 200mm).

A queixa constante, os pedidos de melhoria e de providências dão lugar à uma nova história. Toda esta estrutura já está pronta para levar água até às torneiras das 1.440 unidades conectadas à nova rede de distribuição.

A HIST??RIA – A melhoria no sistema de abastecimento de água de Cumuruxatiba foi planejado através de projeto idealizado no governo do ex-prefeito do Prado, Wilsinho Brito. A conclusão do projeto de seu governo se tornou realidade mais de 10 anos depois, na gestão da atual Prefeita do Prado, Mayra Brito, numa parceria com o governo Federal (através da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde, órgão do Ministério da Saúde) e o governo do Estado da Bahia (através da CERB – Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia -, órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento).

O antigo sistema – construído há mais de duas décadas – tinha capacidade para atender apenas a comunidade local daquela época, composta por pescadores e suas famílias, uma realidade muito diferente dos dias atuais. Com a chegada de novos moradores era comum o drama da falta d’água nas torneiras. Durante esse tempo, o sistema mantido pela Prefeitura Municipal do Prado apresentava problemas constantes, devido à pequena capacidade do sistema para atender à necessidade. Foram várias as bombas queimaram por não suportar a carga exigida. Trocavam as bombas e logo parava novamente.

A MUDAN??A – Já no primeiro ano de seu mandato, a Prefeita do Prado, Mayra Brito, mandou reformular o projeto inicial e adaptar às novas realidades do distrito, iniciando uma série de visitas em Brasília e Salvador. Em suas viagens, a gestora pradense chegou a escalar vários deputados e até um senador. A agenda das visitas eram audiências nos ministérios para pedir recursos ao município. “A conclusão dessa obra é resultado de muitos esforços de minha gestão, da priorização do Governo do Estado da Bahia em realizar a obra e dos esforços, sobretudo, de Mário Negromonte Júnior (Deputado Federal), em buscar inúmeras vezes em Brasília, junto ao presidente da Funasa, a liberação dos recursos necessários à execução do serviço”, disse.

Sistema de abastecimento de água de Cumuruxatiba 18
Mário Negromonte Júnior (Deputado Federal), em Brasília, solicitando recursos para a implantação do sistema de água de Cumuruxatiba

A prefeita destacou que a conquista dos recursos necessários ocorreu num momento crítico por qual passa o país – situação que se arrasta há vários anos – e, mesmo assim, vai entregar essa obra importante para a população pradense. “Precisamos destacar o papel de Mário Negromonte Júnior (Deputado Federal) em manter constante a reivindicação para a conclusão da obra, junto aos órgãos competentes”, afirmou.

.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estado da Bahia amplia para 567 hectares a investigação nas áreas da Basevi em Prado

Já chega a 567,62 hectares o total de terras sob investigação na área cuja posse é reclamada pela Bahia Costa Sul Empreendimentos LTDA, empresa...

Oz BBB Futebol Clube conquista Copa Pradense de Futebol 2025

Oz BBB F.C. escreveu seu nome na história do futebol pradense ao conquistar o título da Copa Pradense de Futebol 2025, após uma final...

Flamengo e Vasco também vivem grande rivalidade na Juerana, em Prado

A rivalidade entre Flamengo e Vasco não se limita aos grandes centros do futebol brasileiro. No interior da Bahia, ela também é vivida com...