TAGS

5o Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Entre os dias 6 e 9 de setembro, o município de Prado, localizado a 672 quilômetros de Salvador, sediará o 5o Festival das Baleias. A iniciativa leva ações de Educação Ambiental, programação cultural e turismo de aventura totalmente gratuitos para a cidade e, nesta edição, inova com a criação do Espaço Kids, promoção do Festival Biergarten de Cerveja Artesanal e pintura do maior mural do Extremo Sul da Bahia, pelo artista visual Diogo Galvão.

Todos os anos, entre os meses de julho e novembro, as baleias jubarte migram das águas polares da Antártida para se reproduzirem nas águas mornas do nordeste brasileiro. Essas gigantes do mar podem medir até 16 metros de cumprimento e pesar até 40 toneladas. Elas percorrem mais de 25 mil quilômetros e, de acordo com o Instituto Baleia Jubarte, a expectativa é que cerca de 20 mil baleias passem pelo litoral baiano até o final da temporada, proporcionando um belíssimo espetáculo para baianos e turistas que visitarem Prado para observar mais de perto o comportamento desses mamíferos.

O 5o Festival das Baleias é uma realização da Rede Viva Mar Vivo – Redemar, produção da TM Entretenimento e Lírio Produções, patrocínio da Suzano, Mahalo Surf, Fase Sports, Toyota, Estado da Bahia, através da Bahiatursa e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e conta com o apoio institucional da TV Santa Cruz e da Prefeitura Municipal de Prado, através das Secretarias de Turismo e de Educação.

adao negro foto vinicius moreira de souza
Adão Negro – Foto Vinícius Moreira de Souza

Programação cultural – Entre as atrações culturais já confirmadas, está a apresentação da Marujada, a realização da Feira de Artesanato Local e shows de Cesinha, o Gordinho, Lucas de Fiori, Marcos e Brunno e da banda Adão Negro, que está completando 20 anos de carreira e acaba de lançar o Álbum “Adão Negro XX 20 Anos”, reunindo os maiores sucessos do grupo em um repertório que transmite mensagens positivas, de alegria e consciência crítica. Tudo a ver com a proposta do Festival das Baleias.

Educação Ambiental – A partir do tema, �??Mangue: berçário dos oceanos�?�, o 3o Simpósio do Mar, promovido pelo Festival das Baleias, será realizado no Colégio Estadual Homero Pires e reunirá pesquisadores, estudantes e profissionais da área da pesca em torno dos debates sobre a importância e estratégias para preservar os manguezais, um dos ecossistema mais complexos, férteis e diversificados do planeta e que desempenha um importante papel como exportador de matéria orgânica para os rios e mares, contribuindo para a produtividade primária na zona costeira.

Entre os palestrantes já confirmados estão: Eduardo Fagundes Neto, do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, que vai abordar as estratégia para o manejo dos recursos pesqueiros marinho e uso da estrutura PEIR (pressão, estado, impacto, resposta) como ferramenta no auxilio do gerenciamento costeiro; Marcos Polette da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia (UNIVALI), que vai tratar do gerenciamento costeiro; o biólogo Alexande Lantelme Kirovsky, do Instituto Chico Mendes, que vai falar sobre Manguezais em Unidades de Conservação Federais �?? enfoque no estado da Bahia �?? expressão, desafios e caminhos; o biólogo Walter Nisa, presidente da Pró-Squalus, que vai proferir palestra sobre a Identificação de Áreas de Reprodução, Nascimento e Alimentação de Elasmobrânquios na costa do Brasil e dará a oficina �??Biologia Marinha com �?nfase em Métodos Ecológicos e Conservação dos Elasmobrânquios no Brasil�?�; o biólogo Gabriel Leandro Gomes trará o tema Morfologia do Crânio de Toninha (golfinhos) como ferramenta de diferenciação entre populações: subsídios & propostas para conservação e, finalizando a programação acadêmica e científica, Mariana Bertelli, da ONU Meio Ambiente, vai proferir palestra sobre a campanha global Mares Limpos.

observacao das baleias foto flavia maciel 1
Observação das baleias – Foto Flávia Maciel

Turismo de Aventura �?? Pelo segundo ano consecutivo o Festival das Baleias realizará a Trilha jubarte Off Road de Sustentabilidade, reunindo jipeiros da Bahia e de alguns estados do Brasil, no sábado (08/09), para demonstrar as principais técnicas e desafios de quem curte esse esporte e desbravar paisagens exuberantes e pouco exploradas pelos turistas que visitam a Costa das Baleias.

Siga: @festivaldasbaleias e https://www.facebook.com/festivaldasbaleias/

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Quatro jogos eletrizantes marcaram a terceira rodada da 6ª Copa do Café de Guarani

A terceira rodada da 6ª Copa Café de Futebol do Guarani 2024 aconteceu neste domingo, dia 28 de abril, na Arena Arcanjão. No primeiro jogo disputado neste domingo, dia 28 de abril, na Arena Arcanjão, em partida válida pela Copa Café de Futebol do Guarani...

Prado: Campeonato Municipal de Futebol 2024 começa com tudo

Futebol amador volta a movimentar a cidade com 16 times participantes O Campeonato Municipal de Futebol de Prado começou no domingo, dia 21, com dois jogos no Estádio Municipal Nailton Batista de Oliva. A competição, que reúne 16 equipes, é organizada pela Liga de Futebol de Prado e pela Diretoria de Esporte do município. O

Chuva de gols marca a segunda rodada da 6ª Copa do Café do Guarani 2024

Muitos gols da 6ª Copa Café do Guarani, na 2ª rodada realizada no último domingo (21/04). Grandes espetáculos disputados no campo, com intensos confrontos e uma atmosfera vibrante, com a presença marcante de um público entusiasmado. O embate inicial entre Águas Bela e Força Jovem,...