Aconteceu neste sábado, dia 18 de agosto, mais uma solenidade, por volta das 10h da manhã, na Escola Estadual João Alves de Almeida, em Guarani, distrito do município do Prado.
O debate incluiu as novas diretrizes da cultura no município. Apresentações de vídeos, em alusão a São Sebastião e ao Boi Janeiro, representaram parte da cultural daquela localidade. Essa não é a primeira vez que o município inclui a população na construção de políticas públicas participativas para a cultura.
A IV Conferência Municipal de Cultura reuniu representantes da Casa de Cultura Miguel Falabela, do Diretor de Cultura da Prefeitura Municipal de Prado, Eujácio Muniz, do Sec. de Turismo, Esporte e Cultura, Joklébio Coelho, do Presidente da Câmara de Vereadores, Jorginho Loures, além de representantes da sociedade Civil organizada e membros da Comunidade guaraniense.
Durante a Conferência, cidadãos e representantes do governo discutiram políticas públicas para a elaboração do Plano Municipal Decenal de Cultura. Foram promovidos debates para a construção de políticas socioculturais, abrangendo temas como diversidade cultural, patrimônio imaterial, cultura digital, radiodifusão, audiovisual, dentre outros associados à cultura.
Foram criados dois grupos de trabalho para a discussão de temas transversais à cultura, de onde saíram propostas de resgate das festas tradicionais e folclóricas, além da valorização da cultura guaraniense.
Antes do encerramento dos trabalhos, quando foram compatibilizadas as propostas discutidas, o Presidente da Câmara de Vereadores, Jorginho Loures, falou da importância da conferencia. ??Estou muito confiante nesse modelo de se fazer política cultural. As pessoas vão ter recursos por força de Lei para realizar suas festas culturais?, encerrou Loures.
Três Delegados foram escolhidos para defender as propostas de Guarani no próximo dia 25 de agosto, às 9h. da manhã na Câmara Municipal de Vereadores de Prado.
.
Comentários Facebook