Moradores de Rancho Alegre revivem a tradição na Puxada do Mastro de São Sebastião

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O povo na rua para assistir à uma das mais antigas tradições dos moradores de Rancho Alegre, distrito do município de Caravelas.

Neste domingo, dia 13, da porta de casa, nas ruas e na praça. Em todos os lugares tinha alguém assistindo à puxada do mastro, numa tradição que transcende entre as gerações, desde a chegada dos portugueses no Brasil.

Moradores de Rancho Alegre revivem a tradição na Puxada do Mastro de São Sebastião 7O reconhecimento desse tipo de manifestação como riqueza histórica e cultural do povo caravelense conta sempre com o apoio e o incentivo da Prefeitura de Caravelas, através das Secretarias de Cultura e Turismo.

Todos os anos a festa é organizada por uma família festeira. Como em anos anteriores, o Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, marcou presença e até interação na encenação no samba de viola. “Para nós é uma grande satisfação participar e incentivar a manter viva a cultura e a história de nosso povo”, disse.

Moradores de Rancho Alegre revivem a tradição na Puxada do Mastro de São Sebastião 3A HIST�?RIA – A manifestação cultural dos mouros (povos árabes, convertidos ao islamismo) e dos cristãos (que pregavam a religião cristã) foi trazida ao Brasil pelos portugueses e há mais de 500 anos ainda resiste em vários pontos do país.

A luta conta a história do conflito religiosos entre os dois povos, numa encenação com participantes vestidos de adornos �?? os cristãos, com cores azuis, e os mouros, com vermelho. Armados de lanças, espadas de madeira, garruchas ou pistolas um grupo enfrenta o outro, com embaixadas e desafios verbais, por música e luta de espadas. Ao final, os mouros são invariavelmente vencidos, acabando por aceitar o batismo e converter-se. Essa tem sido uma tradição passada de pai pra filho.

[justified_image_grid facebook_id=257591314646389 facebook_album=580939128978271].

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Reinauguração do PSF Bentizia Conceição Florêncio marca um novo capítulo na saúde pública de Rancho Alegre

O dia 19 de abril de 2024 será lembrado como mais um marco da gestão do atual prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, ao entregar a unidade de saúde da comunidade, o PSF 005 completamente revitalizado. O evento foi motivo de muito orgulho e satisfação...

Confira a programação da festa dos 169 anos de emancipação política de Caravelas

Tradição, cultura, esporte, shows e religião marcam a comemoração dos 169 anos de emancipação política de Caravelas. A festa realizada pela gestão municipal terá quatro dias de atividades comemorativas, se estendendo deste sábado (20) até a terça-feira (23). A abertura dos festejos comemorativos acontece na...

Centenas de pessoas participam do ato de filiação de Vaninha em Caravelas

Professora Vaninha está, oficialmente, filiada ao partido dos trabalhadores (PT) para disputar o cargo de prefeita de Caravelas nas próximas eleições municipais deste ano. O ato de filiação, realizado no último sábado, dia 06 de abril, no Clube dos 40, confirmou a escolha da pré-candidata...