Prado capacita servidores municipais em sistema de coleta de dados sociais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nos dias 13 e 14 de março, servidores da Prefeitura de Prado, atuantes no setor de Recursos Humanos, Contabilidade e Controle Interno, participaram do curso de capacitação para a implantação do E-Social na Administração Pública do município.

O curso foi promovido através de uma parceria entre a Prefeitura e a Empresa GPI Sistemas e ministrado pelo Administrador, Especialista em formação em E-Social, Gerente de Negócios e palestrante de cursos gerenciais e profissionalizantes, sr. Rodrigo Barbosa Moreira.

O E-Social é um projeto do governo federal que tem por objetivo desenvolver um sistema de coleta das informações descritas no seu objeto, armazenando-se no Ambiente Nacional do E-Social, possibilitando aos órgãos participantes do projeto sua efetiva utilização para fins trabalhistas, previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e do FGTS.

O sistema veio para unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Com isso é possível viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas aos trabalhadores, simplificar o cumprimento de obrigações e aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais.

A exigência do envio dos eventos do E-Social pelos órgãos, autarquias e fundações da Administração Pública da União, dos Estados e dos Municípios, será obrigatória somente a partir de janeiro de 2020, porém, a Prefeitura de Prado está se antecipando e se preocupando em capacitar seus servidores, para que estejam preparados para atender as normas da legislação vigente.

Entenda o objetivo: O E-Social veio para simplificar a vida dos profissionais de contabilidade. Graças ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) foi possível sintetizar as informações em um só sistema.

Em outras palavras, o E-Social seria uma versão do SPED para a área trabalhista, englobando as informações acessórias enviadas por meio de declarações como CAGED, RAIS, GFIP e DIRF.

.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estado da Bahia amplia para 567 hectares a investigação nas áreas da Basevi em Prado

Já chega a 567,62 hectares o total de terras sob investigação na área cuja posse é reclamada pela Bahia Costa Sul Empreendimentos LTDA, empresa...

Oz BBB Futebol Clube conquista Copa Pradense de Futebol 2025

Oz BBB F.C. escreveu seu nome na história do futebol pradense ao conquistar o título da Copa Pradense de Futebol 2025, após uma final...

Flamengo e Vasco também vivem grande rivalidade na Juerana, em Prado

A rivalidade entre Flamengo e Vasco não se limita aos grandes centros do futebol brasileiro. No interior da Bahia, ela também é vivida com...