Agentes de endemias de Caravelas recebem kits de combate à dengue

Publicado:

Os kits são formados por materiais e equipamentos de uma lista estabelecida pelo Ministério da Saúde, contendo tubos de ensaio, álcool, pesca larva, lanterna de led recarregável, bacia plástica, pipetas de vidro, esponja, bolsa de lona, prancheta, caixa de algodão, caderno, cola, borracha, espelho, lápis, dentre outros materiais.

7400 kits foram adquiridos pelo Governo da Bahia, num investimento de R$ 2,6 milhões. A estratégia é combater, nos 417 municípios baianos, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya.

A compra dos kits teve o objetivo de melhorar a performance e o trabalho dos agentes de endemias, porque, segundo levantamento da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, os principais focos da doença surgem no ambiente doméstico, daí, o papel dos agentes de endemias se torna relevante na luta contra o Aedes Aegypti.

entrega de kits combate a dengue a agentes de endemias de caravelas 1
Cerimônia de entrega dos kits de combate à dengue

Com a apresentação de integrantes da Escola de Samba Irmãos Portela, os kits foram entregues aos agentes de endemias do município de Caravelas numa cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (19), na Sede da Secretaria Municipal de Saúde, por meio de parceria entre a Prefeitura de Caravelas e o Núcleo Regional de Saúde (NRS) Extremo Sul.

Para o Presidente do SINDACESB (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Extremo Sul da Bahia), José Félix, o compromisso e a satisfação dos agentes com a redução do número de focos de doenças no município tem sido destaque em toda a região extremo sul da Bahia”, disse.

entrega de kits combate a dengue a agentes de endemias de caravelas 2
Liziane Bonfim na cerimônia de entrega dos kits de combate à dengue aos agentes de endemias de Caravelas

A Diretora do NRS/Extremo Sul, Liziane Bonfim, destacou o trabalho do município de Caravelas com a humanização do serviço de saúde. “Não bastam novos equipamentos, é preciso mais do que uma pintura, um prego na parede, a vontade de fazer pelo povo faz toda a diferença e o município de Caravelas vem realizando um grande de humanização dos serviços públicos de saúde”, pontuou.

Segundo a Coordenadora da Atenção Básica de Caravelas, Morgana Lemos, “a integração na estratégia de saúde da família, a educação permanente, interligando ações conjuntas de vários programas de saúde têm contribuído para a melhora do serviço oferecido à população”, argumentou.

entrega de kits combate a dengue a agentes de endemias de caravelas 4
Marina Ramalho, em representação ao Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, que se ausentou para uma reunião em Salvador

A representante do Prefeito de Caravelas, Marina Ramalho, pontou as ações realizadas nos últimos dois anos no município. “Os serviços não tinham visibilidade, nem reconhecimento e isso foi um grande desafio, superado com esforço de uma equipe comprometida com resultados. Peço que todos continuem parceiros”, realçou.

A cerimônia contou com a presença de Liziane Bonfim (Diretora do Núcleo Regional de Saúde Extremo Sul), Eduardo Alves Barbosa (Gerente Técnico de Endemias no Programa Nacional do Controle da Dengue no NRS/Extremo Sul), José Félix (SINDACESB), dos vereadores, Otoniel Muniz (Alcobaça) e Klebinho e Gilminha (Caravelas), Robson Mattos (Secretário de Saúde de Alcobaça), Ticiana Siquara (Secretária de Assistência Social e Cidadania de Caravelas), dentre outros nomes.

.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vacinação contra o sarampo é intensificada em áreas de fronteira

O objetivo é evitar a reintrodução do vírus no país

Obra da nova UBS avança em Caravelas e promete melhorar atendimento à população

A área da saúde em Caravelas segue em constante desenvolvimento. A construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do município está em ritmo...

InfoGripe: casos de SRAG entram em queda no país

O cenário reflete a interrupção do crescimento ou diminuição das hospitalizações por vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças pequenas e de influenza A em idosos. Apesar da redução dos casos, os números ainda são considerados altos