A festa de Carnaval é uma das maiores representações do Brasil no mundo, e dentro de Caravelas, essa festa obviamente não passa despercebida. Devido a isso, milhares de pessoas se preparam com antecedência de maneiras diferentes, para aproveitar esta grande festa de rua em toda a sua glória. Vamos ver o que se pode fazer para nos prepararmos com música, moda, exercício físico e jogos.
A música é um ingrediente fundamental para se preparar para o Carnaval: A música é um dos principais componentes do Carnaval, pois, ajuda a criar uma atmosfera de alegria e diversão. Devido isso, o Axé começa a se ouvir pelas ruas de muito tempo antes de a celebração iniciar. De fato, quando as diferentes regiões do país anunciam suas principais atrações para o Carnaval, como fez a prefeitura de Alcobaça, ou, em um caso mais específico, a festa organizada na praia do Novo Prado, esses anúncios regularmente incluem os nomes das bandas e músicos que vão animar a festa. Por isso, uma boa maneira de se preparar para o início do Carnaval é começar ouvir as novas músicas que serão a trilha sonora da celebração deste ano. No entanto, além dos novos sons, é importante levar em conta a importância das tradicionais Marchinhas Carnavalescas, das quais inclusive são organizadas competições, assim como recentemente fez a prefeitura de Caravelas. Desta forma, tradição e inovação são misturadas em uma receita para incentivar qualquer local ou visitante e prepará-lo com antecedência para celebrar o carnaval.
A preparação também se faz online: O carnaval é a representação da alegria e felicidade, por isso a criatividade é outro aspecto que se destaca nesta festa. As fantasias para o carnaval permitem mostrar esse lado da festa, e de fato, alguns sites como o UOL ajudam a planejar com antecedência a fantasia a usar nesse período, fazendo sugestões sobre opções relevantes na atualidade. Assim, é possível manter atualizada a tradicional celebração do carnaval, dando-lhe um toque contextual de modernidade. Aproveitando o mergulho na internet, outro método para adotar a emoção desta festa desde casa e estar pronto quando ela chegar é assistir filmes sobre o Carnaval. Por exemplo, o filme Orfeu Negro (1959) ajuda a dar uma perspectiva particular ao Carnaval, já que tomou como referência o antigo mito grego de Orfeu e Eurídice, e narrou sua história de amor através de um sambista de bloco e seu amor impossível. Falando das opções e referências que é possível encontrar na internet para entrar em clima festivo, já também existem jogos de cassino online que celebram as cores vivas, personagens exuberantes e música cheia de alegria que sintetizam a emoção do Carnaval. Graças a eles, é possível obter outra perspectiva sobre como se vê o carnaval brasileiro em todo o mundo. No entanto, os jogos também tem sido uma fonte de inspiração para levar dos computadores e consoles para as ruas, porque como mostra o site da IGN, blocos inspirados na cultura nerd e nos games já tomaram as ruas para se juntar à celebração em ocasiões anteriores, desde 2012. Desta forma, os exemplos anteriores funcionam apenas como uma amostra da grande diversidade e inclusão que representa a maior celebração do país.
Seis dias de festa e ritmo no Carnaval do Nordeste Essa grande festa consegue reunir até dois milhões de pessoas nas ruas, como foi no caso do Carnaval de Salvador, em 2018, e se torna um ponto de atração para centenas de milhares de turistas de todo o mundo. Devido a que esta festividade é caracterizada
por ter 6 dias de dançar e caminhar pelas ruas das cidades, um dos principais pontos a considerar com antecedência, é a preparação física para enfrentar o Carnaval, já que esta grande festa também requer um grande esforço. Não é à-toa que os blocos sejam organizados com um ano de antecedência, para preparar os percursos a serem percorridos, bem como as danças, fantasias, cores e músicas a utilizar nesse período, e sobre tudo, para dar tempo aos sambistas para ensaiar. Bem assim, melhorando a condição física, vai ser possível manter o ritmo dos muitos blocos e dos impressionantes trios elétricos que rodam pelas cidades. Uma curiosidade a mencionar sobre estes últimos, é que essa ferramenta muito peculiar que faz parte do atual Carnaval, tem suas origens em Bahia, como uma prática solução a mobilidade da festa. O anterior é porque no passado eram preparados cenários fixos nas ruas da cidade para que os músicos pudessem animar a comemoração. No entanto, os trios elétricos permitem a festa rodar por toda a cidade, transformando-os em verdadeiros shows ambulantes. Atualmente é comum encontrar centenas de pessoas preparando esses caminhões com muita antecipação, porque estão equipados com sistemas de áudio e iluminação com a tecnologia mais inovadora.
View this post on Instagram
Cada região do país tem costumes e tradições muito peculiares sobre a maneira de comemorar e relembrar o Carnaval, e o Nordeste é uma das áreas mais ricas nesse sentido, pois, mistura tradições ancestrais com características culturais da atualidade. Além disso, os preparativos nas ruas e praias para a celebração vão muito além dos exteriores das cidades. Partindo do Axé que começa a ser ouvido na TV e as estações de rádio desde semanas prévias ao início das festividades, até as atividades que acontecem como preparação desde casa, o Carnaval oferece muitas boas razões para planejar vários dias de diversão e entretenimento.
.
Comentários Facebook