Tradição, religiosidade e devoção na festa religiosa de São Pedro em Alcobaça

Publicado:

O desfile de barcos, pelas águas do Rio Alcobaça, é uma das tradições mais antigas e aguardadas pela população alcobacense, ao longo de todo o ano.

São muitos os que acordam cedo, como fizeram no último sábado (29), para aproveitar o evento festivo em homenagem ao padroeiro dos pescadores. A importância dele é tamanha, que a cidade tem até um bairro com o nome São Pedro, com uma pracinha onde é montado o circuito da festa.

Missa na comunidade católica de São Pedro
Missa na comunidade católica de São Pedro

A explicação pode se dar ao fato de Alcobaça ser um dos maiores e mais importantes polos pesqueiros do litoral baiano, com grande concentração de pescadores e produção de pescados, com destaque para os mariscos.

Léo Brito e Padre Raul
Léo Brito e Padre Raul

Encerrando as homenagens à São Pedro, a imagem do santo é transportada numa embarcação, saindo do circuito da festa, seguida por dezenas de barcos, até o encontro das águas do rio com o mar, com o retorno para uma procissão pelas ruas do bairro até a igreja do santo protetor dos pescadores, onde foi celebrada a missa ao ar livre, conduzida por Padre Raul.

A festividade é organizada pela Paróquia de São Bernardo, com o apoio e parceria da Colônia de Pescadores Z-24, Prefeitura Municipal de Alcobaça, Câmara de Vereadores e o comércio local.

[justified_image_grid flickr_user=jornalprimeiro flickr_photoset=72157709397950801].

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gol olímpico marca a segunda rodada do Campeonato de Veteranos de Alcobaça

A bola rolou nesse final de semana no Estádio Municipal Francisco de Assis Castro, com jogos válidos para a segunda rodada do Campeonato Municipal...

Quadrilhas estilizadas de Alcobaça brilham no Festival de Quadrilhas de Potiraguá

As quadrilhas estilizadas “Arrasta Pé” e “Avisa Lá Que Eu Vou”, do município de Alcobaça, marcaram presença nos dias 11 e 12 de julho...

Garoto de Alcobaça se destaca na Copa 2 Julho em Salvador

O jovem talento João Vitor, de apenas 15 anos, natural da comunidade de Aparaju, no interior de Alcobaça, brilhou defendendo as cores da equipe...