Caravelas emite nota sobre caso de solicitação de atendimento do SAMU/192

Publicado:

A nota foi divulgada neste domingo, dia 29, relatando a posição do município de Caravelas acerca de fatos veiculados em torno da morte de Bernarda Serafim Marcelino, ocorrida em 19 de setembro. Abaixo a nota na íntegra:

“A Secretaria de Saúde do município de Caravelas vem à público esclarecer os fatos relacionados à morte de uma caravelense, explorada por políticos com interesses politiqueiros.

Primeiro queremos nos solidarizar com a perda. Não fosse difícil a perda de um ente querido, os familiares ainda passaram a conviver com a exposição do caso, no entorno de interesses políticos oportunistas.

O CASO – Dona Bernarda Serafim Marcelino (moradora da Rua Teobaldo Costa, Centro, Caravelas) faleceu na madrugada do dia 19 de setembro, por volta das 02h, conforme a Declaração de ??bito N.º 28020732-8, assinada pelo médico legista, Dr. Ademir Alves Pereira, do Instituto Médico Legal (IML).

Minutos antes de morrer, Dona Bernarda solicitou atendimento do SAMU 192 e a ambulância estava na estrada, no trecho entre Teixeira de Freitas e Caravelas, chegando às 02h da madrugada, no encerramento do serviço de transferência, iniciada às 23h10 do dia 18 de setembro, para transportar a paciente Solange Dercílio dos Santos para a Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI), localizada na cidade de Teixeira de Freitas.

Dona Bernarda chegou ao Hospital Municipal de Caravelas com rápida evolução do quadro clínico para óbito, mesmo com a realização de manobras necessárias para preservar a vida, pelo médico plantonista e equipe, conforme foi acompanhado por parente próximo à paciente. Para garantir toda a transparência necessária à família, o atestado médico foi emitido pelo IML.

OBRIGA????ES DO MUNICÍPIO – A Constituição Federal do Brasil, no Art. 196, garante o direito de todos à saúde e tem sido esse o trabalho de Caravelas, mediante políticas sociais e econômicas para reduzir o risco de doença e de outros agravos, além de melhorar a infraestrutura para acesso universal e igualitário de todos os caravelenses.

Avaliações periódicas realizadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) e pelo Ministério da Saúde (MS) mostram a curva crescente da qualidade de serviços oferecidos com a melhoria da infraestrutura e dos recursos utilizados na rede municipal de saúde, num contraste histórico de anos de abandono.

Em respeito à memória de Dona Bernarda não vamos nos aproveitar da situação para citar o número de ações do município para melhorar toda a rede de saúde e de atendimentos à população”.

.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Municípios do Extremo Sul da Bahia ingressam com ação de R$ 780 milhões contra mineradoras por desastre de Mariana

Prefeituras de Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa e Prado reivindicam reparações por danos ambientais, sociais e econômicos causados pela lama tóxica da Barragem de...

São João 2025 de Caravelas termina em grande estilo com shows marcantes de Cris Lima e várias outras atrações

A última noite do São João 2025 em Caravelas, neste sábado (21), foi um verdadeiro espetáculo de alegria e tradição. A Praça de Eventos...

Grupo de Master Cinquentão de Caravelas goleia o Galo Velho A por 4 a 0 em amistoso realizado em Alcobaça

No último dia 8 de maio, o Estádio Municipal Francisco de Assis Castro, em Alcobaça, foi palco de um animado amistoso na categoria cinquentão....