Mutirão do glaucoma atende 300 pessoas em Prado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os atendimentos aconteceram nesta terça e quarta-feira, dias 15 e 16, numa estrutura montada na sede da Prefeitura do Prado. Os atendimentos contaram com os serviços de uma equipe formada por oftalmologistas e técnicos de enfermagem.

Distribuição de colírios e medicamentos, além da realização de exames para medir a pressão ocular e avaliação do fundo do olho, estavam na lista de procedimentos do Mutirão do Glaucoma, realizado pela Prefeitura de Prado, em parceria com o Ministério da Saúde (MS).

O Programa Glaucoma atende as pessoas com mais de 40 anos, portadores ou com histórico familiar da doença ou, ainda, com suspeita em avaliações anteriores.

Fábio da Silva Correia biomédico e farmacêutico do ISOB Instituto de Saúde Oftalmológica do Brasil
Fábio da Silva Correia (biomédico e farmacêutico do ISOB – Instituto de Saúde Oftalmológica do Brasil)

Segundo o biomédico e farmacêutico do ISOB (Instituto de Saúde Oftalmológica do Brasil), Fábio da Silva Correia, “a doença representa grande risco de cegueira, por ser silenciosa, sem sintomas, motivo pelo qual, o paciente acaba procurando um especialista, apenas quando o glaucoma se encontra em estágio avançado”, explica.

Ao centro Luiz Dupin Secretário de Saúde de Prado
Ao centro, Luiz Dupin (Secretário de Saúde de Prado)

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Dupin, “cerca de 150 pessoas foram atendidas em cada dia, totalizando o número de 300 usuários do Sistema ??nico de Saúde (SUS), com acesso à consulta, diagnóstico e, no caso de confirmação do glaucoma, encaminhamento para a realização de cirurgia nos olhos”, disse.

O GLAUCOMA: é uma doença que atinge o nervo óptico e, muitas vezes, não apresenta sintomas visíveis ao paciente. A doença, que começa com a perda da visão periférica, pode provocar cegueira irreversível. Apesar de não ter cura, a perda visual provocada pelo glaucoma pode ser prevenida, atrasada ou estabilizada através do tratamento, realizado com uso de medicamentos como colírios, como é oferecido por meio do mutirão.

[justified_image_grid flickr_user=80275062@N06 flickr_photoset=72157711365414128]

 .

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

São Francisco, em Prado, conquista sinal 5G após esforços do vereador Odilei Matos

O distrito de São Francisco, em Prado, finalmente tem acesso à tecnologia 5G, graças a uma iniciativa do vereador Odilei Matos. Morador da localidade,...

Sorriso Baiano Beach Club inaugura um novo capítulo do verão no Extremo Sul da Bahia

De Prado para o mundo. Essa é a proposta do Sorriso Baiano Beach Club, uma nova referência em lifestyle, gastronomia e entretenimento, proposta pela...

Colégio Anísio Teixeira promove 1ª Feira das Profissões para alunos da EJA em Prado

Na noite desta terça-feira, 18 de novembro de 2025, o Colégio Municipal Anísio Teixeira, da rede pública de ensino do município do Prado, realizou...