A Comissão de Direitos Humanos da Alba visitará a Aldeia Patiburi, em Belmonte

Publicado:

Integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) estarão no dia 24 de outubro (quinta-feira), na Aldeia Patiburi, localizada na Terra Indígena (TI) Tupinambá, no município de Belmonte/Ba.

Os parlamentares vêm acompanhar a situação da Cacica Cátia (Maria do Carmo Querino de Almeida) para verificar as denúncias de ameaças e violações aos direitos humanos sofridas pelo povo Tupinambá.

Visita a aldeia Patiburi em Belmonte 3A deputada estadual Neusa Cadore (PT), que preside a Comissão de Direitos Humanos, disse que a população indígena sofre diversas ameaças e a Cacica já teve um filho morto e um enteado está desaparecido. ???Os fatos dão conta de um clima de muita tensão vivido pelos Tupinambás de Belmonte. São violações contra direitos fundamentais da pessoa humana e nós vamos conhecer de perto para solicitar providências???, disse Neusa.

Além de parlamentares, a comitiva contará com a participação de representantes do Ministério Público Estadual, Defensorias Estadual e Federal, Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Superintendência de Reforma Agrária da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA), Universidade Federal do Sul da Bahia, entre outros.

Visita a aldeia Patiburi em Belmonte 1Histórico: A Cacica Cátia foi reconhecida em 2017 como ???Defensora dos Direitos Humanos sob Risco??? e incluída no Programa Federal de Proteção de Defensores de Direitos Humanos (PPDDH) devido às inúmeras ameaças que vinha sofrendo. Ela é uma das 11 cacicas da Bahia e atua há décadas na defesa dos direitos indígenas.

Há 14 anos a líder indígena sofre diversas ameaças dos fazendeiros da região, sendo que em 2014 teve seu filho baleado e poucos meses depois morto em atropelamento, até então não elucidado. Em fevereiro, seu enteado, Deivid de 32 anos, desapareceu quando retornava para o TI Tupinambá de Belmonte.

.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-procurador-geral do INSS e esposa compram imóveis de alto valor após operação Sem Desconto

Virgílio Filho, ex-procurador-geral do INSS, e sua esposa, a médica Thaisa Hoffmann Jonasson, compraram em maio uma...

Após roubo do Louvre, ladrões levam joias milionárias de loja francesa

A polícia da França anunciou neste sábado que ladrões invadiram uma...

Bruno Henrique desabafa após absolvição no STJD: “A resposta que tenho que dar é para o Flamengo”

O Flamengo venceu o Sport por 5 a 1 na Arena Pernambuco no último sábado, mas outro assunto dominou as conversas: o julgamento...