Análise técnica do INEMA comprova ausência de óleo em praias da Costa das Baleias

Publicado:

Nenhuma praia na Costa das Baleias foi considerada imprópria para o uso de banhista e de pescadores. Essa Zona Turística compreende os municípios, na faixa litorânea no extremo sul do Estado, que vai de Prado, se estende por Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa e termina em Mucuri.

A análise de água recolhida nas praias pelo Governo da Bahia, através do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), confirma a ausência de hidrocarboneto, policíclico e aromático e  (HPA) e Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e xileno (BTEX), substâncias derivadas do petróleo e que são fatores contaminantes e prejudiciais à saúde humana.

Desde o começo de outubro o órgão tem feito a coleta e análise das praias atingidas pelas manchas de óleo, ainda de origem e quantidade desconhecida. As amostras da água foram encaminhadas para o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Bahia (CEPED), laboratório responsável pelos resultados.

O Boletim de Balneabilidade divulgado semanalmente pelo Instituto analisa a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, direto e prolongado, onde a possibilidade de ingestão é elevada.

Os critérios adotados pelo Inema estão definidos na Resolução CONAMA nº 274, de 29 de novembro de 2000. Adotou-se a Escherichia coli como indicador microbiológico, para avaliação da restrição. A E. coli é uma bactéria abundante em fezes humanas e de animais, tendo somente, sido encontrada em esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.

A amostragem é feita, preferencialmente, no dia de maior afluência do público às praias. A balneabilidade é considerada Imprópria quando a densidade de E. coli for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no  mesmo local ou  o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.

Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria Imprópria quando ocorrerem circunstâncias que desaconselhem a recreação de contato primário, tais como: derramamento de óleo; extravasamento de esgoto; ocorrência de maré vermelha; floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica (Baseado no Art. 3º, §º1, CONAMA 274/2000).

.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corrida Rústica celebra os 253 anos de fundação de Alcobaça com muita garra, emoção e grandes conquistas

A celebração dos 253 anos de fundação de Alcobaça ganhou ainda mais brilho com a realização da Corrida Rústica, um evento que reuniu força,...

Corrida Rústica celebra os 253 anos de Alcobaça e reforça a campanha Novembro Azul

Na manhã da última quarta-feira (12), Alcobaça foi tomada por energia e entusiasmo com a realização da Corrida Rústica – Novembro Azul, evento esportivo...

Prefeito Zico de Baiato celebra os 253 anos de Alcobaça com obras que marcam uma nova fase de desenvolvimento no município

Alcobaça comemora 253 anos de história celebrando não apenas o passado, mas também as transformações que projetam o município para o futuro. O prefeito...