Rui e Dias Toffoli assinam termo para criação de Escritório Social na Bahia

Publicado:

O governador Rui Costa assinou, nesta segunda-feira (9), o termo de cooperação técnica para implementação do Escritório Social na Bahia. O acordo, firmado entre Governo do Estado, Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), prevê a articulação entre Executivo, Judiciário e sociedade civil para qualificar o retorno de egressos do sistema prisional à sociedade.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e o presidente em exercício do TJBA, desembargador Augusto Bispo, participaram do ato, realizado no gabinete do governador, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

assinatura do termo para criação de Escritório Social na Bahia 4
Assinatura do fermo de cooperação técnica para implementação do escritorio social.rnFoto: Alberto Coutinho/GOVBA

???A ideia é instalar [o escritório] em Salvador, mas atendendo o estado inteiro. Hoje, a Bahia tem algo singular em relação ao Brasil. Nós temos escritórios que fazem o monitoramento de presos que são condenados, mas não são encarcerados. ?? um investimento que vale muito a pena. Se eles [detentos] não voltarem a reincidir, significa que a sociedade vai viver em paz. ?? uma orientação do CNJ que nós estamos aderindo. Nós vamos implantar e repercutir isso nas 17 regiões onde nós temos esses núcleos???, explicou Rui.

Já Toffoli destacou que o projeto é voltado à realocação de egressos do sistema prisional, “seja em trabalho, com educação ou com aspectos relativos à cultura, lazer e aprendizado. O Estado tem que trabalhar para isso em conjunto com a sociedade civil. ?? um trabalho que também repercute para diminuir a violência, porque se evita que a pessoa volte a cometer delitos???.

assinatura do termo para criação de Escritório Social na Bahia 1O Escritório Social, equipamento fomentado desde 2016 pelo CNJ, chegará a 12 estados até o fim do ano. A expansão e a melhoria de fluxos do Escritório Social é uma das ações do programa Justiça Presente, parceria entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública para enfrentar problemas estruturais do sistema prisional brasileiro.

De acordo com o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, a Bahia já realiza ações de ressocialização. ???Nós temos 7 mil internos do sistema prisional estudando, trabalhando e muitos sendo remunerados???, afirmou.

.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PIB da Bahia cresce 0,3% no 2º trimestre, mas SEI aponta sinais de desaceleração da economia estadual

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulgou nesta quinta-feira (18) a Carta de Conjuntura referente ao segundo trimestre de...

Polícia cumpre mandado contra acusado de homicídio em Juazeiro; crime ocorreu em dezembro do ano passado

Um homem de 41 anos foi preso nesta quinta-feira (2) em Juazeiro, no Sertão Produtivo. Ele é apontado como o responsável pelo homicídio...

Salvador registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol, diz Ministério da Saúde

Salvador confirmou seu primeiro caso suspeito de intoxicação por bebida alcoólica possivelmente adulterada com metanol. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde...