Itamaraju e Teixeira de Freitas não aderem ao lockdown

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os dois municípios editaram decreto municipal, nesta sexta-feira (26), autorizando a abertura da indústria, comércio e serviços entre às 05h00 e 19h30 no período de fechamento (lockdown) decretado em quase todo o estado baiano.
Esse posicionamento segue na contramão do disposto no Decreto do Governo do Estado da Bahia N.º 20.254, de 25 de fevereiro de 2021, proibindo a abertura de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços entre às 17h de sexta-feira (26) e 05h de segunda-feira (1º).
A justificativa utilizada por esses três municípios, além da autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), é a autonomia de municípios e estados na adoção de medidas do enfrentamento do novo coronavírus.
Blitz policial em Itamaraju 2
43ª CIPM informou, através das redes sociais, que a medida visa a segurança da própria população
A medida atende ao anseio de comerciantes e de boa parcela da população destes municípios.
A autorização de funcionamento é válida, no entanto, até às 19h30, mantendo a obrigatoriedade do toque de recolher, entre às 20h e 05h.
Teixeira de Freitas autorizou o funcionamento normal, com exigência dos munícipes seguirem os protocolos de distanciamento social, uso de máscaras e de álcool.
Em Itamaraju, a autorização foi só para o funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços, mantendo proibida a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos (inclusive, por sistema de entrega em domicílio), a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras (sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações), e eventos e atividades (independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas).
Coincidência ou não, a polícia militar intensificou a realização de blitz, com abordagens educativas e de minuciosa fiscalização de veículos. A mensagem é que polícia está nas ruas para garantir a segurança da população

.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marcone Amaral usa mais de R$ 400 mil com supostas empresas “de fachada” para divulgar atividades parlamentares

Um levantamento do Bahia Notícias aponta que o deputado estadual Marcone Amaral (PSD) gastou, com verbas da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o...

Três trabalhadores ficam feridos após descarga elétrica na Refinaria de Mataripe

Três trabalhadores ficaram feridos no fim da tarde da última sexta-feira (12), após uma descarga elétrica na subestação 3 da Refinaria de Mataripe,...

Homem suspeito de envolvimento em homicídio no Rio Grande do Sul é preso no interior da Bahia

A prisão de um homem de 38 anos, investigado pela morte do taxista Renan Miotto, de 40 anos, que ocorreu em 17 de...