Araraquara x Bauru: o quanto o lockdown pode interferir no controle da pandemia?

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Lockdown funciona para proteger a vida da população, diante das dificuldades impostas para o comércio? ?? essa a pergunta que a análise dos números projeta, na comparação entre duas cidades, uma com aplicação do lockdown (fechamento do comércio) e outra sem a aplicação dessa medida.
Distantes, cerca de 100 quilômetros, um do outro, Bauru e Araraquara são exemplos opostos dessas decisões.
evolucao dos obitos em comparativo de cidades com e sem lockdown
??bitos em comparativo de cidades com e sem lockdown
De um lado, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), decretou um rigoroso lockdown em fevereiro, depois de um aumento brusco em números de casos e ocupação de leitos de UTI. O município suspendeu todos os serviços que não têm relação direta com a área da saúde, incluindo transporte público e supermercados ??? que só podiam funcionar pelo sistema de delivery.
evolucao das internacoes em comparativo de cidades com e sem lockdown
Internações em comparativo de cidades com e sem lockdown
Já em Bauru, a prefeita Suéllen Rosim (Patriota) impôs restrições mais leves. Ela defende a abertura de lojas e tem declarado que lockdown não funciona. No Instagram, Rosim publicou vídeo de uma carreata que, em suas palavras, pedia a “abertura responsável do comércio local”. Em outra publicação em que aparece cantando em uma igreja, em fevereiro, a prefeita disse que “tudo deveria ser considerado essencial em quase um ano de pandemia”.
Depois do lockdown, no entanto, Araraquara viu queda em casos diários e mortes. Já em Bauru, nas últimas semanas, tanto a média diária de mortes quanto a de casos subiram.
evolucao dos casos confirmados em comparativo de cidades com e sem lockdown
Casos confirmados em comparativo de cidades com e sem lockdown
Araraquara registra média de 11,9 mortes por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. A taxa de Bauru, no mesmo período, é bem mais alta: 26,4 mortes por 100 mil habitantes.
Os dados de casos diários de covid-19 mostram que Araraquara, que apostou em lockdown, teve queda de mais de 50% na média de novos casos diários, passando de quase 140 mortes no fim de fevereiro para pouco mais de 60 em março. No mesmo período, o número de casos em Bauru subiu, como mostra o gráfico abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Helena é o nome mais registrado no Brasil pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, Helena é o nome mais registrado no Brasil em 2025, com 28.271 ocorrências, segundo levantamento da Arpen-Brasil com base...

Seis presos fogem de cela destrancada na Cadeia Pública de Sumaré

Seis detentos fugiram da Cadeia Pública de Sumare, na região metropolitana de Campinas, neste domingo, logo após uma audiência de custódia. Segundo a...

Preço médio do etanol sobe em 13 estados e atinge R$ 4,42 no país

Jovem Pan> Notícias> Brasil> Preço médio do etanol sobe...