TAGS

Detran-BA orienta proprietários sobre medidas contra crime de clonagem de veículo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto
O avanço tecnológico na vistoria de automóveis e a implantação da placa Mercosul ainda não foram suficientes para evitar um crime que causa prejuízos aos proprietários: a clonagem de veículos. O clone apresenta as mesmas características do carro original e usa cópias das placas, adquiridas de forma fraudulenta.
A ação delituosa provoca o acúmulo de dívidas de multas e aumento na pontuação da carteira de habilitação (CNH) para o verdadeiro proprietário do veículo, que ainda corre o risco de responder por crimes de trânsito, em casos de acidentes, sem ter sido responsável pelos atos.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) orienta que a vítima primeiro preste queixa em uma delegacia. Depois, ela deve se dirigir à sede do órgão, em Salvador, ou às unidades regionais (Ciretrans), para dar entrada no processo de clonagem, solicitando a troca das placas, cancelamento das multas e baixa na pontuação da CNH.
Para dar mais celeridade ao processo, foi criada a Comissão de Clonagem, que faz uma apuração rigorosa dos casos.�?? Estamos reduzindo o tempo de resposta do parecer sobre cada apuração, gradualmente, e mantemos contato direto com os proprietários, com o objetivo de atualizá-los sobre o andamento do processo ou da necessidade de novas providências�?�, explicou o diretor de Veículos do Detran-BA, Lucas Machado.
Se o cidadão for comprar um carro seminovo, o departamento recomenda que seja feita a pesquisa prévia da situação do veículo no site www.detran.ba.gov.br, acessando o campo �?? Serviços�?�, como forma de se proteger contra a aquisição de um clone.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Homem é encontrado morto em zona rural de Cafarnaum

Um homem foi encontrado morto na zona rural do município de Cafarnaum, no centro-norte baiano. A vítima, a qual o corpo apresentava marcas de tiros, não teve o nome divulgado. O caso ocorreu no último sábado (27).    Segundo informações do site Blog do Braga, parceiro do Bahia Notícias, o homem foi morto em um

Bahia recebe mais de 67 mil novas doses da vacina contra a dengue

Nesta segunda-feira (29), a Bahia recebe mais  67.087 doses da vacina contra a dengue, a ser distribuída para 115 municípios, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Com esta entrega, a Bahia contabiliza 237.556 doses recebidas, tendo como público-alvo da imunização, a faixa etária de 10 a 14 anos. A secretária da Saúde do Estado

Trio é preso em plantação com dez mil pés de maconha no norte baiano

Três homens foram presos como os responsáveis por uma plantação com dez mil pés de maconha geneticamente modificada, encontrada por policiais na zona rural da cidade de Monte Santo, no norte da Bahia.   Ao site Rede GN, parceiro do Bahia Notícias, a Polícia Militar informou que as prisões e a apreensão foram feitas na