Concluído o trabalho de abertura do poço artesiano da Pontinha 3 do município do Prado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nesta sexta-feira (10) foi concluído o projeto de perfuração, revestimento da estrutura, instalação de filtro e análise da vazão de água do poço aberto na Pontinha 3, comunidade rural localizada no município do Prado.
As águas subterrâneas são extraídas por poços tubulares (mais conhecidos como artesianos), com capacidade para retirar grandes quantidades, o suficiente para abastecer centenas de famílias. Esse trabalho exige estudo técnico, análise da viabilidade do poço e da qualidade.
A perfuração atingiu a marca de 121 metros até a localização de água cristalina, potável e de qualidade. A capacidade de vazão é de, aproximadamente, 10 mil litros/hora.
Wagner Barros tecnico em geologia
Wagner Barros (técnico em geologia)
A superação do desafio de levar à água aos moradores dessa comunidade é resultado da parceria entre a Prefeitura de Prado e do Governo da Bahia, através da CERB (Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento).
Com mais de 38 anos de experiência, boa parte deles dedicado ao trabalho de perfuração de poços, o técnico em geologia, Wagner Barros, se emocionou com a história desses moradores. “Não tem preço e nem palavras pra descrever o momento de testemunhar a alegria e a satisfação do povo com a chegada da água”, destacou.
Ovidio Joaquim Bernardes morador da Pontinha 3 comunidade rural localizada no municipio do Prado
Ovídio Joaquim Bernardes (morador da Pontinha 3, comunidade rural localizada no município do Prado)
A imagem da água, jorrando da terra, fez brotar lágrimas nos olhos de Seu Ovídio Bernardes, um homem simples, da vida dedicada à labuta no campo, com a difícil tarefa de viver sem água. “Já sofremos demais”, disse.
Outro morador, Seu Antônio Marinho, afirmou que “a abertura desse poço põe fim à preocupação de todos os dias para conseguir água necessária às coisas simples do dia-a-dia”.
Antonio Marinho morador da Pontinha 3 comunidade rural localizada no municipio do Prado
Antônio Marinho (morador da Pontinha 3, comunidade rural localizada no município do Prado)
“Sensação de dever cumprido”, assim resumiu o Presidente da Câmara de Vereadores de Prado, Odilei Matos, ao acompanhar a perfuração do poço artesiano, a satisfação e os agradecimentos dos moradores da Pontinha 3.
Para o Prefeito de Prado, Gilvan Produções, “é importante que os políticos tenham sensibilidade para perceber o que população mais precisa e trabalho para transformar sonhos em realidade”, disse.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estado da Bahia amplia para 567 hectares a investigação nas áreas da Basevi em Prado

Já chega a 567,62 hectares o total de terras sob investigação na área cuja posse é reclamada pela Bahia Costa Sul Empreendimentos LTDA, empresa...

Oz BBB Futebol Clube conquista Copa Pradense de Futebol 2025

Oz BBB F.C. escreveu seu nome na história do futebol pradense ao conquistar o título da Copa Pradense de Futebol 2025, após uma final...

Flamengo e Vasco também vivem grande rivalidade na Juerana, em Prado

A rivalidade entre Flamengo e Vasco não se limita aos grandes centros do futebol brasileiro. No interior da Bahia, ela também é vivida com...