Anvisa rebate questionamentos de Bolsonaro sobre vacinação

Publicado:

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota nesta sexta-feira (17) rebatendo questionamentos do presidente Jair Bolsonaro acerca da decisão de autorizar a vacinação em crianças com o imunizante da Pfizer-BioNTech.

Em live em redes sociais ontem, Jair Bolsonaro disse que pediu extraoficialmente o ???nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de 5 anos”. “Queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento de quem foram essas pessoas e forme seu juízo.???

Em nota, a diretoria da Anvisa afirmou que seu ambiente de trabalho é ???isento de pressões internas e avesso a pressões externas???. A análise de vacinas, segue o texto, é baseada na ciência e oferece ao Ministério da Saúde opções ???seguras, eficazes e de qualidade???.

O comunicado lembra que os diretores do órgão já foram objeto de ameaças por conta da análise sobre a possibilidade de vacinação do público infantil.

???A Anvisa está sempre pronta a atender demandas por informações, mas repudia e repele com veemência qualquer ameaça, explicita ou velada que venha constranger, intimidar ou comprometer o livre exercício das atividades regulatórias e o sustento de nossas vidas e famílias: o nosso trabalho, que é proteger a saúde do cidadão???, conclui a nota.  

Servidores

A Associação dos Servidores da Anvisa (Univisa) também publicou nota reconhecendo o trabalho dos técnicos do órgão e lembrou que a avaliação teve a participação de especialistas da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

???A intenção de se divulgar a identidade dos envolvidos na análise técnica não traz consigo qualquer interesse republicano. Antes, mostra-se como ameaça de retaliação que, não encontrando meios institucionais para fazê-lo, vale-se da incitação ao cidadão, método abertamente fascista e cujos resultados podem ser trágicos e violentos, colocando em risco a vida e a integridade física de servidores da Agência???, classifica a entidade.

Por Agência Brasil

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O que se sabe sobre o homem morto por uma leoa na Paraíba

No último domingo (30), Gerson de Melo Machado, de 19 anos, morreu após invadir a jaula de uma leoa no Parque Zoobotânico Arruda...

Fogos de artifício atingem público em inauguração de programação de Natal no RS

No último domingo (30), um incidente inesperado ocorreu na cidade de Estação, no Rio Grande do Sul. Durante a inauguração da programação de...

São Paulo tem máxima de 35ºC antes de nova frente fria

A cidade de São Paulo está enfrentando uma semana de temperaturas em alta e, nesta segunda-feira, dia 1º, a previsão é de máxima...