19 cidades na Bahia estão com comunidades embaixo da água

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Bahia tinha, neste sábado (25) de Natal, 19 cidades com comunidades embaixo da água, após as fortes chuvas que atingiram todo o estado nos últimos dias, principalmente as regiões sul e sudoeste.

Desde quinta-feira (23), o nível de rios voltou a subir e, nesta sexta (24), problemas como interdições e alagamentos foram registrados em diversas cidades.

Segundo a Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia), já chegam à 66 os municípios em situação de emergência na Bahia, dentre os quais, Ilhéus, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Belmonte, Caravelas, Canavieiras, Eunápolis, Itaberaba, Itacaré, Itamaraju, Lajedão, Jucuruçu, Maragogipe, Mucuri e Prado

O total de pessoas desabrigadas passa de 4.000, enquanto mais de 11 mil foram desalojadas. Até aqui, ao menos 17 morreram desde o início das fortes chuvas no estado, no começo do mês.

O governador Rui Costa (PT) afirmou que, por conta da situação, mobilizou todas as forças do estado (Bombeiros, polícia e Defesa Civil) para atuar no problema, além de pedir ajuda a outros estados.

“Já recebi a resposta do governador do Maranhão, Flavio Dino [PC do B], [que] está mandando apoio; também do governador do Espírito Santo, o [Renato] Casagrande [PSB], de Minas Gerais, [Zema], está mandando helicóptero e apoio de pessoal; e falei ao telefone com o ministro João Roma [Cidadania]”, disse.

Uma base de apoio foi montada em Ilhéus, com o objetivo de facilitar a retirada de pessoas de áreas de risco e de casas que possam desabar em cidades no entorno, de acordo com o governador.

“O principal trabalho agora é prestar essa assistência inicial, restabelecendo ligação de água, de energia, tentando fazer ligação em estradas provisórias”, reforçou.

Aeronaves, caminhonetes e barcos foram levados à região para prestar socorro às pessoas ilhadas e transportar os moradores para áreas seguras. Cestas básicas e cobertores estão sendo distribuídos.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Governo da Bahia entrega obras de modernização de duas escolas estaduais em Santo Estêvão

O governador Jerônimo Rodrigues entregou neste sábado (27) o Colégio Estadual de Tempo Integral de Santo Estêvão e o Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Edite Ferreira Fonseca, após obras de modernização no município de Santo Estêvão, na microrregião de Feira de Santana.     O Colégio Estadual de Tempo Integral de Santo Estêvão recebeu

Mulher é morta com tiro no rosto no interior da Bahia

Uma mulher foi morta com um tiro no rosto na madrugada deste sábado (27) no povoado de Alegrete, na cidade de Aramari, no interior da Bahia. A vítima tinha 33 anos.   Segundo as informações, o principal suspeito do crime é o companheiro de Vanuza dos Santos, que cometeu suicídio depois de disparar contra a

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

A Polícia Rodoviária Federal na Bahia está organizando mais um leilão de veículos, que será realizado de forma exclusivamente online, através do site do Leiloeiro Público. O evento está agendado para o dia 16 de maio, com início às 9h.   De acordo com o Blog Braga, parceiro do Bahia Notícias, os lotes disponíveis incluem