A Pfizer informou, ainda, que os ensaios clínicos feitos com 2.268 crianças “apresentaram respostas robustas na produção de anticorpos além de perfil de segurança favorável”.
Em nota publicada nas redes sociais, nesta quarta-feira (19), a Prefeitura de Lençóis Paulista (SP) afirmou que a criança recebeu a dose pediátrica da vacina Pfizer e passou mal, 12 horas depois. Seu estado de saúde é estável.
O pai relatou que a criança “apresentou alterações nos batimentos cardíacos e desmaiou, sendo encaminhada à rede de saúde particular para receber atendimento médico, onde foi reanimada. A menina tem quadro clínico de asma e foi vacinada dentro do grupo prioritário de comorbidades.
Em razão desse incidente, a vacinação de crianças contra a Covid-19 segue suspensa no município pelos próximos sete dias.
A decisão pela suspensão da vacinação foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, em reunião extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira. Na ocasião, ficou estabelecida a interrupção da aplicação de imunizante em crianças entre 5 e 11 anos por sete dias, “em livre demanda”.
Segundo a Secretaria de Saúde do estado de São Paulo, “todos os casos adversos são analisados por uma comissão de especialistas, antes de qualquer confirmação e que é precipitado e irresponsável afirmar associar o incidente à vacinação, antes de uma completa e profunda análise”, disse.
Comentários Facebook