O recurso será utilizado no reforço da atuação das equipes de saúde, que estão na linha de frente de atendimento das famílias atingidas pelas fortes chuvas na Bahia.
O Ministério da Saúde antecipou o repasse de R$ 104,6 milhões para a Atenção Primária, a porta de entrada do Sistema ?nico de Saúde (SUS), dos 155 municípios que decretaram estado de calamidade pública.
A medida foi oficializada nesta quarta-feira (19). Além do apoio financeiro, desde o início das enchentes, 182 novos profissionais vinculados ao Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) iniciaram suas atividades no estado. Também foi ampliado o número de médicos nas cidades atingidas, remanejando profissionais bolsistas de outros municípios do estado.
O Ministério da Saúde permitiu ainda que os profissionais do PMMB intercalassem a atuação na Unidade Básica de Saúde (UBS) com plantões na rede assistencial do SUS durante o período de emergência. Houve também suspensão temporária dos recessos dos profissionais pelo período de 30 dias. Atualmente, 1.497 profissionais estão atuando na Bahia.
Comentários Facebook