Empresa devolve à Bahia valor de compra antecipada de respiradores não recebidos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Após um acordo judicial, o Tribunal Distrital dos Estados Unidos do Distrito Central da Califórnia determinou que a empresa Ocean 26 Inc, que vendeu 600 respiradores não recebidos ao Governo da Bahia no início da pandemia da Covid-19, devolva o dinheiro à administração estadual. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (3).

Segundo o governo, a devolução do dinheiro correspondeu a 96,5% do total gasto com a compra. O valor não foi divulgado por regras do contrato, que exigem confidencialidade do acordo, conforme a lei americana. A Bahia também afirmou que o montante já foi recebido e será utilizado para realizar novos investimentos na área da saúde.

Em março de 2020, o Governo da Bahia adiantou parte do pagamento dos respiradores à empresa, no valor de cerca de U$ 8,4 milhões. A entrega destes, porém, prevista para abril do mesmo ano, não foi cumprida pela Ocean. Diante disso, a administração baiana instaurou uma ação judicial contra a empresa americana.

A empresa foi uma das três que, segundo o Governo da Bahia, não cumpriu os contratos de compra dos equipamentos. Em junho de 2020, o Consórcio Nordeste, presidido à época pelo governador Rui Costa (PT), conseguiu de volta os U$ 7,9 milhões referentes a 750 respiradores da Pulsar.

Já a Hempcare, que recebeu a antecipação do pagamento de 300 respiradores, se recusou a devolver o valor de R$ 49 milhões. Diante disso, os representantes da empresa foram presos em uma operação da Polícia Civil. Atualmente, a investigação está sendo liderada pelo Ministério Público Federal (MPF) e os suspeitos aguardam a conclusão em liberdade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vereadores relatam estragos causados por chuvas em cidade do Oeste baiano

Vereadores de Barreiras cobram ações urgentes da prefeitura após chuvas Vereadores de Barreiras, no Extremo Oeste baiano, usaram as redes sociais para expor os...

PF investiga fraudes com biometria de clientes idosos na Caixa em 10 cidades baianas

Meta description: PF deflagra a Operação Mimetismo para combater fraudes bancárias que utilizam biometria facial e digital de clientes idosos na Bahia; investigação...

Mulher é presa por golpe de falso emprego em Porto Seguro; esquema rendeu mais de R$ 50 mil contra centenas de vítimas

Uma mulher de 35 anos foi presa sob suspeita de aplicar um golpe de falso emprego contra cerca de 300 pessoas em Porto...