Mulher morre sentada aguardando atendimento na Upa de Teixeira de Freitas

Publicado:

A imagem da mulher sentada, com o corpo caído sobre uma cadeira, enquanto aguardava por atendimento, viralizou nas redes sociais. O caso aconteceu nesta quarta-feira (09).

Poderia ser cansaço, pelo tempo de espera, por um dia longo de trabalho, mas não era. A mulher estava morta, ali sentada, na recepção da unidade pública de saúde da cidade de Teixeira de Freitas.

Por meio de nota, a Prefeitura de Teixeira de Freitas tentou dizer o que não faz nenhum sentido. “A paciente foi levada pelo SAMU para ser atendida na UPA em estado de saúde delicado, dizendo que havia ingerido bebida alcoólica“, é parte do que disseram. Pera ai, quer dizer que a mulher morreu por estava alcoolizada? O que é estado de saúde delicado?

E tem mais: “após triagem por enfermeiros, que coletaram essas e outras informações, ela foi atendida pelo médico, recebeu medicação e ficou aguardando em observação“, hummm, como assim? A Upa de Teixeira de Freitas não tem uma sala interna para manter os pacientes em observação, sendo necessário manter os pacientes na recepção?

Resumindo: “Após alguns minutos, a mulher desmaiou e prontamente foi socorrida pela equipe e encaminhada para a sala vermelha. Infelizmente, apesar do atendimento, a paciente veio a óbito“, essa parte parece mais óbvia. Ao perceber que a mulher morreu na recepção, tentaram de tudo para fazer parecer que morreu durante atendimento, para a unidade de saúde de Teixeira de Freitas não ficar feia na foto.

Por fim, a nota da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas emendou que “após o óbito, como de praxe na unidade, foi realizado o teste de COVID-19 que apresentou resultado positivo, embora ela não tenha dito, nem apresentado sintomas gripal em nenhum momento”, ou seja, está tudo certo, mais um caso de morte na conta do novo coronavírus.

Avaliacao do Previne Brasil dos servicos de saude de Teixeira de Freitas
Avaliação do Previne Brasil dos serviços de saúde de Teixeira de Freitas

Alguma coisa está errada nesta história, que se repete em muitos depoimentos sobre a precariedade do serviço público do município de Teixeira de Freitas, confirmado na avaliação do Ministério da Saúde, através do Previne Brasil, programa que mostra a queda da qualidade, em comparação à outros municípios da região extremo sul da Bahia.

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito e ex-prefeito de Nova Viçosa são punidos pelo TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (31/07), julgou parcialmente procedente o termo de ocorrência lavrado contra o atual prefeito de Nova Viçosa, Manoel...

Bernardo Olívio é denunciado no Ministério Público

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (13/02), determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para que seja apurada a prática...

Mantida inelegibilidade de 08 anos em nova derrota de Jadson Ruas e Davi da Caixa no TRE/BA

A inadmissão do recurso apresentado é mais uma tentativa frustrada de reformar a sentença no Processo Eleitoral N.º 188-05.2012.6.05.0202, que condenou Jadson Silva Ruas...