Após pedido do MP, Reis cobra ao estado mobilização de mais leitos pediátricos em SSA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Após o Ministério Público da Bahia (MP-BA) pedir mais informações sobre uma eventual abertura de leitos pediátricos em Salvador e no Estado, o prefeito da capital baiana, Bruno Reis (UB), pediu ajuda ao governo da Bahia para a mobilização de novas estruturas. Em conversa com a imprensa na manhã desta terça-feira (8), o gestor justificou o pedido ao lembrar que boa parte dos leitos dispostos pela prefeitura eram ocupados por crianças do interior.

 

“Eu peço que o estado possa mobilizar mais leitos, eu fazia uma análise com a nossa equipe, dos 20 leitos que a prefeitura dispõe, apenas seis eram ocupados por crianças de Salvador. As outras crianças eram do interior. E nós nunca fizemos essa distinção, sempre tratamos e sempre iremos tratar todos, é o nosso dever ofertar saúde a todos”, pontuou Bruno Reis durante o lançamento da ação Caravana da Mulher, na Lapa.

 

Além do auxílio do governo do estado, Reis sinalizou que o município avalia a possibilidade de transformar alguns leitos de UTI adulto, que seriam desmobilizados, em leitos pediátricos. Ainda conforme o prefeito, a quantidade de leitos pediátricos sempre foi “pequena” e sempre trabalhou com uma “margem alta”. “Foi isso que motivou a minha decisão, 40 dias atrás, de reabrir novos leitos do Martagão e eles continuam em funcionamento”, finalizou.

PEDIDO DO MP-BA
O MP oficiou as Secretarias de Saúde da Bahia (Sesab) e do Município de Salvador (SMS) para que, nas próximas 24 horas, apresentem ao MP informações sobre a alta das taxas de ocupação de leitos pediátricos para Covid-19 no estado e na capital, em especial os leitos de UTI (relembre aqui).

O Grupo de Trabalho para Acompanhamento das Ações de Enfrentamento do Coronavírus do MP (GT Coronavírus) quer saber se há planejamento para abertura de novos leitos para esta faixa etária, de enfermaria e de UTI, em razão do agravamento dos indicadores epidemiológicos registrados em relação a este grupo. No documento, o MP solicitou que seja informado o quantitativo planejado e onde os leitos serão alocados.
 

O MP considerou o aumento das hospitalizações pediátricas em razão da Covid-19 no estado da Bahia e no Município de Salvador, tendo este último registrado 100% de taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátrica Covid-19 no dia 6.
 

Os promotores também consideraram que a taxa de ocupação de leitos pediátricos Covid-19 vem se mantendo elevada em todo o estado por período considerável, ressaltando que no último dia 16 de janeiro 93% dos leitos de UTI pediátrica Covid-19 estavam ocupados na Bahia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tudo o que precisa de fazer para garantir a saúde e bem-estar do seu gato

Os animais de estimação trazem alegria a qualquer casa, no entanto, não são meros acessórios e é preciso tratar muito bem deles. Os gatos...

Em último dia de campanha, ACM Neto prega voto útil

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou na noite deste sábado (1º) a sua confiança de vitória no primeiro turno e...

Caravelas está realizando a entrega de 400 óculos para alunos atendidos no projeto oftalmológico de saúde na escola

A entrega dos 400 óculos completa o objetivo do Projeto Nosso Povo, Nossa Riqueza em cuidar da saúde e melhorar a qualidade de vida...