A Defensoria Pública da Bahia lança nesta terça (8), a Política de Equidade de Gênero e Enfrentamento a todas as formas de Discriminação e Violência contra as mulheres, às 14h, no canal do Youtube. O documento é pioneiro nas instituições públicas devido ao seu detalhamento de estratégias de promoção da equidade de gênero na instituição com transversalidade e interseccionalidade, pensando as mulheres que ocupam a Defensoria de forma plural e diversa.
A política também cria instrumentos e diretrizes de combate ao assédio, moral e sexual, e à discriminação na ocupação de cargos, de promoção de uma linguagem não sexista, da valorização da lactação e do trabalho materno, além do reconhecimento das mulheres trans.
A subdefensora-geral do Estado da Bahia, Firmiane Venâncio, afirma que este foi um trabalho desenvolvido por etapas na Defensoria que agora deságua na instituição da política. “Este é um dos documentos mais ricos que a Defensoria Pública da Bahia já produziu, inclusive nacionalmente eu desconheço uma política de gênero tão extensa quanto essa que nós estamos apresentando”.
Venâncio também aponta que o documento cria horizontes de atuação não só internamente. “A completude do conteúdo deste lança uma mensagem muito clara e convida as demais instituições públicas e organizações da iniciativa privada a promover e assegurar a equidade de gênero no âmbito de suas estruturas”.
Já a coordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos e Itinerante, Lívia Almeida, afirma que a Defensora Pública “deve ocupar prioritariamente as vagas na defesa de mulheres vítimas de violência e estabelecemos as primeiras diretrizes para uma política de enfrentamento de assédio moral, sexual e violência política na DPE”.
A live de lançamento acontece às 14h e contará com a presença de Firmiane Venâncio, Livia Almeida, Coordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos e Itinerante e a defensora pública Luanna Ramalho. O documento será lançado em versão digital, disponibilizado no site www.defensoria.ba.def.br, logo após a transmissão.
Facebook Comments