Boavista recupera 3 pontos e Volta Redonda está rebaixado no Carioca

Publicado:

Ex-gerente de futebol, Wilson Leite assumiu como técnico interino do Voltaço

Ex-gerente de futebol, Wilson Leite assumiu como técnico interino do Voltaço
Twitter/Volta Redonda

Reviravolta no Cariocão 2022. No dia em que completou aniversário de 18 anos, o Boavista ganhou um belo presente. Em julgamento realizado no Pleno do TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) na última quinta-feira (10), o clube de Bacaxá conseguiu recuperar 3 dos 7 pontos que havia perdido pela escalação irregular do volante Ryan Guilherme nos jogos contra Vasco e Flamengo. Com isso, fica com 8 pontos e escapa do rebaixamento.

Sobrou para o Volta Redonda que, na lanterna do estadual com 5 pontos ganhos, pode até empatar com o Boavista no número de pontos, mas perderia no critério de desempate que é o número de vitórias (3 a 1 neste momento). Desta forma, o Voltaço está na segunda divisão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os dois times jogam neste sábado (12), no mesmo horário, às 16h. O Voltaço encara a Portuguesa-RJ no Luso-Brasileiro, enquanto que o Boavista recebe o Fluminense, que já garantiu o título da Taça Guanabara e está com a cabeça no jogo de volta da pré-Libertadores, contra o Olimpia (Paraguai).

Vale ressaltar que a decisão do Pleno do TJD-RJ cabe recurso na terceira e última instância, que é o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Acontece que o Volta Redonda não pode recorrer porque não está anexado ao processo como parte interessada. Outra reviravolta no caso só poderia partir de Nova IguaçuBangu e Madureira, que são os times anexados como terceiros interessados.

Relembre o caso
Madureira e Bangu acionaram o TJD-RJ para que fosse analisada possível infração por parte do Boavista na escalação de Ryan.

O jogador foi expulso na última rodada da Taça Guanabara do ano passado, no dia 24 de abril de 2021, quando recebeu cartão vermelho direto no duelo contra a Portuguesa-RJ. Um mês depois, a Comissão Disciplinar do TJD-RJ decidiu suspender o atleta por cinco partidas.

Ryan Guilherme foi emprestado ao Fortaleza no ano passado

Ryan Guilherme foi emprestado ao Fortaleza no ano passado
Divulgação/Fortaleza

Após o último estadual, Ryan foi para o Fortaleza, mas voltou em 2022 para defender o clube de Saquarema, sendo escalado como suplente (e entrando em campo) já na segunda rodada do estadual do Rio, contra o Vasco, e depois na terceira, contra o Flamengo.

Na quarta rodada, quando Madureira e Bangu já tinham protocolado o pedido junto ao TJD-RJ, Ryan não foi escalado. Em sua defesa, o Boavista afirmou que o atleta cumpriu a suspensão nos jogos do sub-20, argumento esse que não foi acatado pelo TJD-RJ no primeiro julgamento.

A defesa recorreu e o Pleno do TJD entendeu que, por se tratar de uma competição organizada pela mesma Federação (no caso, a do Ferj), o volante teria, sim, cumprido jogos de suspensão no sub-20. Com isso, restando uma partida a cumprir da punição, não poderia ter entrado em campo contra o Vasco, mas já estava livre quando enfrentou o Flamengo.

Assim, o Boavista não conseguiu recuperar os quatro pontos de punição no empate contra o Cruzmaltino, mas recuperou os três que havia perdido na derrota para o Mengão.

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Homem morre após incêndio atingir hotel no bairro da Calçada, em Salvador

Um incêndio em um hotel no bairro da Calçada resultou na morte de um hóspede na madrugada desta terça-feira (2). A vítima, que...

Semana decisiva: Vitória define programação antes de encarar RB Bragantino e São Paulo

Após vencer o Mirassol por 2 a 0 no último sábado...

Base do Bahia: Sub-15 participa de torneio internacional em SC que terá nova tecnologia de scouting

O Bahia fará parte da quarta edição da Copa Limonta, um renomado torneio sub-15 em Santa Catarina. A competição reúne equipes nacionais e...