Saúde atualiza orientações para triagem de candidatos à doação de órgãos

Publicado:

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizaram orientações para triagem de candidatos para doação de órgãos, tecidos e células-tronco hematopoéticas no Brasil diante da pandemia da Covid-19. A nota com detalhes dos critérios foi publicada em nota técnica nesta quarta-feira (16). 

 

Conforme o documento, os doadores devem ser submetidos à triagem clínica e epidemiológica cuidadosa como formas de identificar possíveis contraindicações para a doação de órgãos.

 

A contraindicação é absoluta nos casos de doador falecido com confirmação Covid-19, síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave (SRAG) sem etiologia definida, com resultado inconclusivo ou não detectado nos 10 dias anteriores à doação.

 

A nota técnica também apresenta orientações sobre medidas que minimizem os riscos de infecção para pacientes que aguardam por um transplante e para transplantados.

 

De acordo com informações do Ministério da Saúde, em 2020 e 2021, enquanto alguns países paralisaram totalmente os programas de transplantes, o Brasil manteve cerca de 60% dos procedimentos. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tudo o que precisa de fazer para garantir a saúde e bem-estar do seu gato

Os animais de estimação trazem alegria a qualquer casa, no entanto, não são meros acessórios e é preciso tratar muito bem deles. Os gatos...

Em último dia de campanha, ACM Neto prega voto útil

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou na noite deste sábado (1º) a sua confiança de vitória no primeiro turno e...

Caravelas está realizando a entrega de 400 óculos para alunos atendidos no projeto oftalmológico de saúde na escola

A entrega dos 400 óculos completa o objetivo do Projeto Nosso Povo, Nossa Riqueza em cuidar da saúde e melhorar a qualidade de vida...